<
>

Fórmula 1: Lewis Hamilton vence o GP da Rússia e conquista a 100ª vitória da carreira

play
Mais um talento: Lewis Hamilton curte período de descanso dando show no piano (0:12)

Via @lewishamilton | Sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Hamilton mostrou que pilotar rápido não é o seu único talento (0:12)

Neste domingo, foi disputado o Grande Prêmio de Sóchi, na Rússia, a 15ª etapa da temporada de 2021 da Fórmula 1. Hamilton travou grande disputa com Lando Norris na reta final e levou a 100ª vitória de sua carreira. Verstappen, que largou em último, conseguiu chegar em segundo.

Com o resultado, o inglês assume a liderança da temporada, agora com dois pontos de vantagem sobre o holandês da RBR.

Com Max Vestappen, grande concorrente de Lewis Hamilton, largando em último, a Mercedes decidiu trocar o motor de Valtteri Bottas, fazendo o finlandês iniciar em 17º. A estratégia era segurar Verstappen longe de Hamilton, que começou em quarto. Giovinazzi também teve que largar no fim do grid, já que a Alfa Romeo mudou a caixa de câmbio do carro do italiano.

Na largada, o pole Lando Norris começou bem, mas foi superado por Sainz. Hamilton caiu para sétimo, enquanto Stroll subiu para quarto.

A estratégia da Mercedes de usar Bottas para segurar Verstappen durou apenas até a sétima volta. O holandês ficou ao lado do finlandês e conseguiu a ultrapassagem, assumindo as 14ª posição.

Na 27ª volta, a Mercedes chamou Hamilton para os boxes e colocaram os pneus duros no carro. Verstappen também parou, mas trocou para os pneus médios. O inglês retornou na nona posição, e o holandês em 12º.

Na 35ª, Lewis Hamiton já estava na quarta colocação, atrás de Lando Norris, Sergio Pérez e Fernando Alonso. Os dois últimos pararam pouco depois e os britânicos assumiram as primeiras posições. Ambos seguiram na disputa pela vitória, com o piloto da McLaren buscando a primeira de sua carreira, enquanto o da Mercedes caçando a sua 100ª.

Com sete voltas para o fim da corrida, a chuva chegou no circuito de Sóchi. Na 47ª, Norris escapou da pista, mas seguiu a frente de Hamilton.

O piloto da Mercedes foi para os boxes faltando quatro voltas para colocar os pneus intermediários. Lando Norris seguiu na pista com pneus macios e acabou “penalizado” por isso, já que ficou difícil controlar o carro na pista molhada, chegando a escorregar. Com isso, Hamilton assumiu a liderança e partiu para a 100ª vitória de sua carreira.

Confira os 10 primeiros colocados na Rússia:

1º Lewis Hamilton

2º Max Verstappen

3º Carlos Sainz

4º Daniel Ricciardo

5º Valtteri Bottas

6º Fernando Alonso

7º Lando Norris

8º Charles Leclerc

9º Kimi Raikkonen

10º Sergio Perez