<
>

Fifa 22 | Saiba quando usar o passe curto ou em profundidade

play
Real Madrid encara a Inter de Milão na Champions League! Veja a simulação deste jogaço no Fifa 22 (2:00)

Gigante espanhol recebe o time italiano no Santiago Bernabéu pela última rodada da fase de grupos da competição europeia (2:00)

Passe curto ou em profundidade? Saiba quando usar a opção certa para se dar bem em Fifa 22.


Um dos maiores fundamentos do futebol é o passe. Trata-se da forma mais básica de movimentar a bola em campo, formular jogadas, armar estratégias contra o adversário e furar defesas inimigas. Em Fifa 22, a troca de passes também é fundamental e dividida em duas opções: curto e profundidade.

Dominar – e saber quando usar cada tipo – é um dos conhecimentos mais importantes para um jogador de Fifa 22. Dar o passe certo, da forma certa e no momento certo é tão importante quanto uma defesa cara a cara com o atacante ou um golaço do centroavante. O ESPN Esports Brasil preparou um guia rápido para você saber o que fazer para trocar passes com seus companheiros.

HORA DE MOVIMENTAR A BOLA

O primeiro elemento a se considerar é a posse de bola, principalmente ao se aproximar da grande área adversária. Graças ao maior trânsito de jogadores, certamente você terá um marcador muito próximo. Sendo assim, segure L2/LT para defender a posse da bola e evitar o roubo adversário.

Em sequência, saiba que é muito importante você ter uma ciência espacial do posicionamento de seu time. Uma vez que você tenha ciência de onde encontra seus jogadores, dá para antecipar movimentos e ser mais rápido que o adversário. Fique atento ao mapa de jogo para saber onde estão seus aliados.

PASSE CURTO

O passe curto é o lance mais simples e recorrente de uma partida de futebol. Ele deve ser usado quando você quer a bola no pé de um aliado com posição definida. Com o botão X/A, você passa a bola para um companheiro (ou adversário). Ele pode ser simples, mas deve ser executado com maestria, para que seu time mantenha a posse e evolua em campo.

Sendo assim, não dê passes displicentes. Aponte o corpo do seu jogador para quem receberá a bola com o Analógico Esquerdo. Assim, o passe sairá mais redondo e no alvo. A velocidade no passe só pode acontecer quando o lance é de primeira, para surpreender o adversário. Ainda sim, tenha certeza da posição do companheiro.

PASSE EM PROFUNDIDADE

O passe em profundidade já é um movimento mais complexo e requer uma situação mais específica, principalmente para se explorar a velocidade dos pontas. Diferente do passe curto, no qual você quer a bola no pé de um companheiro em uma posição definida, o lance em profundidade usa o chamado “ponto futuro”.

O “ponto futuro” é uma área na qual a bola é direcionada, geralmente em um espaço vazio. É o local para onde você quer evoluir a jogada e espera que seu aliado parta em sua direção. Com o botão Triângulo/Y, você toca nas laterais do campo e coloca seus atacantes na cara do gol (segure L1/LB para dar o passe pelo alto).

Trata-se de um passe interessante contra a última linha de defensores do adversário, já que você direciona a bola para um local já sem marcação (e se aproveita da velocidade de seus jogadores).

Fifa 22 traz versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, PC e Stadia. Não deixe de ver nosso review do game e, para saber tudo sobre Fifa 22, acesse nossa página especial.