<
>

Além do stream: selecionamos 10 documentários de esports para você assistir na quarentena

Maiores nomes do cenário BR na tela: ziG, Fallen e BrTT são protagonistas em documentários de esports Divulgação

Em meio a pandemia do novo coronavírus, a procura por entretenimento aumentou nos últimos dias para lidar melhor com a recomendação de se permanecer em quarentena. Há um apelo, que vai da esfera política - na figura de governadores e Ministério da Saúde - até os jogadores e times de esports para que se evite e diminua o contato interpessoal.

Assim, a propagação do COVID-19 é menor e reduz as chances de o sistema de saúde entrar em colapso. A recomendação, claro, é para aqueles que têm condições de ficar em isolamento caso trabalho ou outros deveres permitam.

E permanecer dentro de casa em meio a essa pandemia pode não ser tarefa fácil. O entretenimento surge, portanto, como válvula de escape para lidar melhor com a situação toda até que a pandemia seja controlada.

Diante disso, o ESPN Esports Brasil separou 10 documentários sobre esportes eletrônicos disponíveis em plataformas de streaming para você passar o tempo. São produções que você pode encontrar no YouTube, na Netflix ou então no Prime Video.

1. LEGENDS RISING [2015]

Produzida pela Riot Games em 2015, Legends Rising é uma série disponível no YouTube que aborda a vida e a carreira de pro players importantes para a história do cenário de League of Legends, como Faker. O brasileiro brTT também é um dos personagens abordados. Para ver todos os episódios, clique aqui.

2. 10 ANOS DE LOL [2019]

Outra produção disponível no YouTube e que aborda o universo de League of Legends, 10 Anos de LoL traça a trajetória do MOBA desde o desenvolvimento até a consolidação do competitivo. Produzido pelo The Enemy, o documentário dividido em três episódios ainda aborda os games recentes da Riot, como Legends of Runeterra. Veja aqui.

3. RETA FINAL [2018]

O fã de LoL que é assinante Netflix pode aproveitar para ver o capítulo voltado para o MOBA dentro da série Reta Final, que aborda os bastidores de negócios variados. League of Legends é o sexto episódio da primeira temporada, no qual o foco é acompanhar os playoffs do primeiro split da LCS 2018 ao passo é abordado também o drama de Doublelift depois da morte de sua mãe pelas mãos do próprio irmão.

4. GEEK [2019]

Dirigido por Beto Ribeiro e Carla Albuquerque, Geek é uma série disponível no Prime Video que aborda alguns assuntos dentro do universo da cultura nerd. A produção brasileira traz um recorte de esports em dois capítulos da segunda temporada: no 02, é possível conferir a rotina de atletas do LoL, como Tockers; já no 09, o time de LOL da INTZ é abordado ao passo que se fala sobre o crescimento da categoria.

5. RAINHA DE COPAS [2018]

Pra finalizar assunto de MOBA nesta lista. O maior campeonato feminino de Dota 2 ocorreu no Brasil e a Valve produziu um vídeo especial detalhando todos os bastidores. Assim surgiu Rainha de Copas, que está disponível no YouTube e fala também sobre como a competição surgiu após jogadoras se mobilizarem a partir de um grupo do Facebook. Assista aqui.

6. SK GAMING - THE DREAM [2017]

Pra quem é fã de Counter-Strike: Global Offensive, SK Gaming - The Dream é a produção perfeita para resgatar aquele sentimento nostálgico. O nome já diz tudo: somos apresentados aos bastidores do time de Fallen, que foi bicampeão mundial em 2016 e 2017. A ideia surgiu a partir de um vlog gravado em 2014. Para ver, clique aqui.

7. EM BUSCA DA VITÓRIA [2019]

Outro FPS muito popular no Brasil, Rainbow Six Siege ganhou um documentário produzido pela Ubisoft no ano passado. A narrativa gira em torno do Six Invitational, maior torneio do calendário competitivo da categoria, e se passa na perspectiva de três icônicos jogadores: o brasileiro ziG, ex-Team Liquid e já aposentado; além de Pengu e Canadian. Veja aqui.

8. CODUMENTARY [2018]

Mesmo com um cenário competitivo ainda não tão popular num aspecto global, a franquia Call of Duty é uma das franquias mais prestigiadas da história. O documentário disponível no Prime Video aborda desde o surgimento do jogo, criado em 2003 pela Infinity Ward, até a consolidação no mercado. Além disso, os campeonatos são abordados, com entrevistas de pro players e executivos.

9. FGC: RISE OF THE FIGHTING GAME COMMUNITY

Saindo do FPS e indo agora para o cenário de fighting games. Para quem é apaixonado pela modalidade, FGC: Rise of the Fighting Game Community é a melhor pedida em meio a quarentena. Com depoimentos sobre a Evolution Championship Series (EVO), a produção faz um balanço geral sobre os jogos de luta e o que o futuro reserva para a categoria. O documentário está disponível no YouTube e você pode ver clicando aqui.

10. EXPLICANDO

Para finalizar a lista, um mini-documentário que aborda os esportes eletrônicos de forma geral. Essa é a proposta da série Explicando, da Netflix, ao abordar os esports. No 13º episódio da primeira temporada, intitulado Campeonato de Games, esse universo é destrinchado nos mais diversos aspectos, desde um apanhado como um todo das principais modalidades, passando pelos bastidores de campeonatos e chegando até mesmo a falar pela ótica de negócios e marketing.