<
>

Qual Neymar é melhor para o Barcelona? Do FIFA 17 ou do FIFA 20? Confira a análise

play
Willian José no Barcelona? 'Aparece como principal nome', diz André Linares (1:47)

O Barça desembolsaria 35 milhões de euros (R$ 165,7 milhões na cotação atual) para contar com o atacante brasileiro (1:47)

Em agosto de 2017, Neymar deixava o Barcelona rumo a Paris, para defender o Paris Saint-Germain. Era um fim de uma era no time catalão conhecida como trio “MSN”, formado pelo brasileiro, Luiz Suárez e Lionel Messi. Juntos, os três jogadores foram responsáveis por lindos gols, lances incríveis e diversos títulos para o Barça.

Em 2020, alguns fatores podem favorecer a reunião do MSN uma vez mais. Neymar não é unanimidade na capital francesa e a dupla “MN” não é tão dominante. Messi, inclusive, é um grande entusiasta da volta de Neymar para a Espanha.

Se voltasse, o “MSN” voltaria aos seus dias gloriosos? E em Fifa 20? Seria o Barcelona mais uma vez uma escolha perfeita para se jogar? Vamos analisar a peça que falta ao trio no atual game da EA para saber: a versão atual de Neymar seria melhor para o time espanhol. Vamos comparar o brasileiro em Fifa 17, o último no Barcelona, com o atual, de Fifa 20.

Observação: caso as tabelas não apareçam em seu celular, use a opção "ver site para computador" em seu navegador.

EVOLUÇÃO

Apesar de Neymar não viver seus melhores anos no PSG, sua evolução em Fifa é excelente. Para começar, manteve um rating que o coloca no topo de qualidade do game. O brasileiro manteve em Fifa 20 alguns atributos no mesmo patamar de Fifa 17, como Dribles, Aceleração, Pique, Controle de Bola e Dribles, elementos que o tornam um excelente ponta.

No entanto, há um diferencial na versão de Fifa 20 que o torna uma peça diferente e melhor para se jogar em Fifa 20 ao trocar passes com Messi (94 em Fifa 20) e Suárez (89 em Fifa 20).

Neymar se tornou, além de um ponta de alto nível, um jogador capaz de armar o jogo. Neymar pode ocupar a ponta esquerda e atormentar a defesa adversária em Fifa 20 (ou Fifa 21, caso volte ao Barcelona). Ele melhorou bastante em Cruzamento, Lançamento, Passe Curto e Visão, quer fazem dele forte também na armação.

É possível imaginar Neymar na intermediária adversária, com Messi e Suárez no comando do ataque. Se ele podia fazer lances nas pontas, agora que pode cair por mais setores do campo graças a sua qualidade no passe curto e longo, para deixar seus companheiros na cara do gol.

O Barcelona de Fifa 20 tem em seu miolo Busquets como cão de guarda, de Jong e Arthur no meio e o trio composto por Messi, Suárez e Griezmann. As possibilidades para quem escolhe o Barça em Fifa 20 aumentam bastante (caso nenhum jogador saia). Imagine sacar de Jong ou Arthur para a entrada de Neymar no meio? Que mexer menos? Coloque em sua antiga função o trio MSN.

Daria até para usar dois volantes e jogar com um “quarteto mágico” ou “quarteto “MSNG”, colocando Messi e Griezmann/Neymar na armação, com Suárez e Griezmann/Neymar no ataque. Veremos se os jogadores que curtem o Barcelona em Fifa serão beneficiados com possíveis mudanças entre clubes.