<
>

LoL: Cloud9 está construindo uma nova identidade após a saída de Sneaky

Com a saída de Zachary "Sneaky" Scuderi, à esquerda, o topo Eric "Licorice" Ritchie, à direita, é agora o jogador há mais tempo de C9 Divulgação/Riot Games

A League of Legends Championship Series (LCS) existe desde 2013. A liga passou por várias mudanças de formato, equipes e experimentou a transição de novas identidades, já que veteranos de longa data trocam de time ou se aposentam de tempos em tempos.

Na vanguarda de uma destas transições, para o split de primavera de 2020 em especial, está a equipe da Cloud9. Zachary "Sneaky" Scuderi era o rosto da C9 desde quando os outros membros da formação original de 2013 - An "Balls" Le, William "Meteos" Hartman, Hai "Hai" Du Lam e Daerek "LemonNation" Hart - deixaram o time ou se aposentaram. Na intertemporada passada, porém, foi a vez de Sneaky sair. Ele deixou a bot lane da C9 e, embora não tenha descartado o retorno ao cenário profissional, provavelmente não estará no time que o levou ao estrelato do LoL.

"Sneaky esteve na C9 por tanto tempo e há tantas coisas construídas ao seu redor que precisamos descobrir como jogar e como interagir um com o outro a partir de agora", disse o topo da C9, Eric "Licorice" Ritchie. "É muito recente, e acho bom tenhamos algum tempo juntos para resolver as coisas em equipe".

Nos últimos dois anos, Licorice passou de um simples novato para um veterano experiente. Nesta nova formação da C9, Licorice é um dos jogadores mais experientes graças a duas participações em mundiais e duas finais da LCS.

"É algo muito novo para mim, essa ideia de liderança, de comandar a equipe", disse Licorice. "Eu era um novato e pensava apenas em executar o que as pessoas me mandavam fazer. Agora eu devo ser um líder agora. É algo em que estou trabalhando muito, algo não muito fácil, mas sinto que posso ser bom. Então, estou muito feliz por estar sendo colocado nessa posição, pois acho que tenho muito espaço para crescer".

ELENCO DA CLOUD9 NO SEGUNDO SPLIT DE 2019

Topo: Eric "Licorice" Ritchie
Caçador: Dennis "Svenskeren" Johnsen
Meio: Yasin "Nisqy" Dincer
Atirador: Zachary "Sneaky" Scuderi
Suporte Tristan "Zeyzal" Stidam

ELENCO DA CLOUD9 NO PRIMEIRO SPLIT DE 2020

Topo: Eric "Licorice" Ritchie
Caçador: Robert "Blaber" Huang
Meio: Yasin "Nisqy" Dincer
Atirador: Jesper "Zven" Svenningsen
Suporte: Philippe "Vulcan" Laflamme

"O Licorice tem aparições em dois mundiais, incluindo semifinais, o mesmo que eu", disse o novo atirador da C9, Jesper "Zven" Svenningsen. "Robert 'Blaber' Huang tem aparições em dois mundiais, Nisqy também esteve lá, então há experiência, mas não são superexperientes. Eles não têm títulos ou troféus da LCS. Se eu tiver bem, acho que posso ajudar esse time. Posso ajudá-los a melhorar mais rapidamente. Posso ajudá-los a não cometer os mesmos erros que cometi quando era mais jovem. Ainda estou motivado e com fome de jogar, e sei que eles também são, portanto é uma boa mistura de experiência".

Zven, que se juntou à equipe depois de passar os últimos dois anos com a Team SoloMid, assumirá a função de Sneaky, em parceria com o ex-suporte da Clutch Gaming, Philippe "Vulcan" Laflamme. Vulcan teve um desempenho extraordinário no campeonato mundial de 2019 com a Clutch, agora conhecida como Dignitas, e esperava ficar com a equipe em 2020 até receber uma ligação da C9.

"Fiquei chocado a princípio por causa da quantidade de vezes que me disseram que ficaria na Dignitas", disse Vulcan. "Mas eu realmente queria estar no Cloud9, então disse a eles que estava bem em ser negociado".

Vulcan e Zven devem dar um impulso extra na rota inferior da C9, combinando com agressividade do novo jungler, Blaber. Blaber foi uma parte essencial do elenco da C9 em 2018, quando houve a primeira semifinal de mundial da equipe, ao substituir o ex-jungler da C9, Dennis "Svenskeren" Johnsen. Após uma temporada de 2019 com menos partidas na LCS, Blaber agora está pronto para provar que ele é um caçador do nível exigido pela LCS neste novo elenco da C9 e citou a titularidade como uma razão pela qual ele tem menos pressão ao iniciar próximo split.

"Sinto muito mais pressão ao trocar de lugar com Dennis porque toda vez que atuo como substituto, se não tenho um bom desempenho, passo uma sensação de 'por que esse cara está jogando?'", disse Blaber. "Estou empolgado com esta oportunidade. Acho que Dennis e eu estávamos prontos para parar de dividir a mesma função, então estou super empolgado".

"Blaber é um jogador muito agressivo", disse Zven. "Às vezes um pouco demais, então queremos manter essa agressividade, mas deixá-la menos fora de controle. Bok 'Reapered' Han-gyu sempre reforça como podemos atacar nossos oponentes. Ele diz: ‘é mais do que apenas sobreviver. Você precisa descobrir como atacar nossos adversários’. Acho que Blaber é o facilitador dessa agressividade. Ele começa as jogadas e, em seguida, Licorice e Nisqy estão dispostos a agir com campeões que possam se engajar ou iniciar lutas".

“Agressiva” é a primeira coisa que vem à mente de todos os jogadores da C9 quando pedimos para descrever como será o C9 em 2020.

"Vamos ser muito agressivos", disse Blaber. "Vulcan é superagressivo. Acho que será emocionante".

"No momento, estamos dividindo a Clutch Gaming, mas em um nível mais alto, onde somos bastante agressivos nas lutas ", disse Vulcan. "Seremos um time agressivo que pode vencer qualquer um mecanicamente, e então todos nós tentaremos elevar nosso nível macro para torna-lo mais forte".

À medida que a C9 se distancia de Sneaky, o elenco que a organização escolheu é uma estranha mistura de veteranos com participações em mundiais e jovens jogadores de potencial inexplorado.

"No momento, gostaria de dizer que a dinâmica de nossa equipe é: 'todo mundo trabalha muito, vamos aceitar críticas e trabalhar em nossos erros individualmente e em conjunto'", disse Licorice. "Acho que muito disso também é a fase clássica da lua de mel para as equipes de esports, então acho que nossos momentos mais difíceis como equipe estão definitivamente à nossa frente e não atrás de nós. Este será o verdadeiro teste para saber que time vamos ser. Espero que possamos ser um time realmente muito bom dentro e fora do jogo, mas teremos que esperar e ver".