<
>

Lamar Jackson supera Michael Vick como o QB mais rápido da história de Madden

play
Estrelas da NFL explicam o seu 'grip' na bola de futebol americano (0:56)

Brady, Wentz e cia mostram os seus segredos (0:56)

Lamar Jackson deve quebrar o recorde de jardas terrestres alcançadas por um Quarterback em uma temporada da NFL no próximo mês. A atual marca é de Michael Vick. A passagem da tocha entre Jackson e Vick realizada, pelo menos virtualmente, já aconteceu.

Jackson, a estrela do Baltimore Ravens e principal candidato a MVP de 2019, alcançou o rating de 96 em velocidade quando Madden 20 atualizou os atributos de seus jogadores. É o mais rápido para um Quarterback em toda a história da franquia de futebol americano.

Vick, que detinha o recorde anterior de 95, anunciou a "troca de guarda" no Twitter na terça-feira (26), e a conta no Twitter "Madden NFL 20" confirmou mais tarde.

"De uma lenda do Madden para a próxima. @ Lj_era8 assume a coroa como o QB mais rápido da história do Madden!", diz a conta de Madden 20.

Em seu post, Vick chamou de "honra e privilégio poder entregar algo para a próxima geração". Ele então mostrou uma chuteira Nike com as palavras "nada mal para um RB”.

Os críticos questionaram se Jackson tinha a precisão em seu braço para jogar como Quarterback na NFL, mas o atleta acalmou os céticos, dizendo após a vitória por 59 a 10 na Semana 1 do Ravens sobre Miami Dolphins: "nada mal para um Running Back ".

Vick concordou.

"Agora eles estão remoendo suas palavras", disse Vick em seu vídeo no Twitter. "Lamar é o Quarterback da nova era. Todos os recordes são feitos para serem quebrados. A próxima geração deveria ser melhor que a nossa. Temos que dar crédito onde o crédito é devido. Eu digo: é a sua vez agora."

Jackson correu para 876 jardas, a quinta maior marca por um Quarterback da NFL em uma temporada. Ele precisa de 164 jardas para superar o recorde da liga, que já dura 13 anos, alcançada por Vick.

Quando Madden saiu este ano, a baixa classificação de Jackson não passou despercebida. Ele começou com um rating geral de 76, empatada em 24º entre os Quarterbacks.

"Não me afeta. Não faço Madden. São eles", disse Jackson em julho. "Sinto que a classificação de nossa equipe me decepcionou. Mas está tudo bem. Vamos mostrá-los quando a temporada começar".

A velocidade de Jackson pode ser quantificada além do videogame. Desde o início da temporada passada, ele registrou 122 arremessos com uma velocidade máxima de pelo menos 24 km/h. São 31 a mais do que qualquer outro jogador no período, de acordo com dados da Next Gen Stats.

Quando Jackson era um novato em 2018, determinar sua classificação de velocidade em Madden era um pouco mais trabalhosa do que a maioria dos jogadores, porque ele não fez uma corrida de 40 jardas no Combine ou no Pro Day. Isso forçou a equipe de rating de Madden a encontrar uma partida com Jackson correndo em linha reta por 40 jardas. Em seguida, cronometrou a execução para obter uma aproximação.

Madden normalmente atualiza as classificações de jogadores às quintas-feiras, com base nos jogos do fim de semana anterior. A atualização de Jackson virá depois que o maior candidato à MVP estabeleceu vários recordes na noite de segunda-feira (25) ao bater o Rams em Los Angeles. Entre eles:

• Primeiro jogador com cinco passes para touchdown na estreia do Monday Night Football, de acordo com o Elias Sports Bureau;
• Jogador mais jovem (22 anos) com vários jogos com cinco passes para touchdown na história da NFL;
• Primeiro jogador na história da NFL com quatro passes de touchdown e pelo menos 50 jardas corridas em jogos consecutivos;
• Primeiro jogador com pelo menos 3.000 jardas de passe e 1.500 jardas corridas nas duas primeiras temporadas da NFL.

Vick estava presente no Coliseu de Los Angeles para assistir Jackson.

Madden 20 foi abordado por Jackson na semana passada. Foi perguntado se ele prometeria aos torcedores do Ravens que não estaria na capa do videogame, que alguns acreditam ter atrapalhado muitos jogadores.

"Não posso prometer isso", disse Jackson, rindo. "Não acredito em maldição. Jogo futebol americano. Se vier, vem. Tom Brady esteve na capa ainda venceu Super Bowls".

O mais novo reconhecimento de Jackson aconteceu na quarta-feira (27), quando foi apontado como o Jogador da Semana da AFC pela quarta vez nesta temporada. Aos 22 anos, ele é o jogador mais jovem da NFL a receber a honra quatro ou mais vezes em uma única temporada. A última pessoa a vencer o Jogador da Semana quatro ou mais vezes em uma temporada foi o Quarterback do Carolina Panthers, Cam Newton, que o recebeu cinco vezes em 2015.

Jackson se junta a Newton e nove outros jogadores como os únicos a receber essa honra quatro ou mais vezes em uma temporada. Os outros: Barry Sanders (1997), Terrell Davis (1998), Dante Hall (2003), Daunte Culpepper (2004), Peyton Manning (2004), LaDainian Tomlinson (2006), Devin Hester (2007), Tom Brady (2007) e Aaron Rodgers (2014).

Michael Rothstein da ESPN contribuiu para este especial.