<
>

Pesquisa aponta estresse em atletas de esports no mesmo nível de esportes tradicionais

Paris, um dos palcos do Mundial de League of Legends em 2019 Divulgação/Riot Games

De acordo com um estudo feito, e que será publico em mídia especializada, pela universidade de Chichester, Inglaterra, o estresse enfrentado por atletas de esports está no mesmo nível de jogadores profissionais de futebol e rugby.

O estudo analisou o impacto físico em pro players a fim de medir a ação do estresse em seu desempenho. A pesquisa destaca 51 fatores de estresse similares a de atletas de alto nível de modalidades tradicionais.

O estresse de mesmo nível é gerado, pro exemplo, ao competir em grandes eventos do circuito competitivo de esports e a preocupação de atuar na frente da torcida.

"Os esports se tornaram um negócio multimilionário que atrai o público em todo o mundo, mas há pouca pesquisa sobre como fatores psicológicos que influenciam os jogadores", disse o coautor da pesquisa, o doutor Phil Birch. O especialista completa: "descobrimos que os jogadores são expostos a um estresse significativo ao estar em competições de alto nível. Se pudermos isolar os elementos que geram o estresse, podemos ajudar os jogadores de esports a aperfeiçoar seu nível de jogo".