<
>

Tática avançada: As vantagens ao usar a formação "4-2-2-2" em FIFA 19

Kante, uma boa opção de saída de bola para seu time Reprodução/EA Sports

Elemento importante em toda partida de futebol, inclusive em FIFA 19, a estratégia de jogo é responsável pela distribuição de tarefas e funções dos jogadores em campo. É tradução do pensamento estratégico proposto pelo técnico convertido na maneira como o time se comporta em campo.

Uma formação em especial tem sido bastante utilizada em partidas online FIFA 19, inclusive entre jogadores profissionais. Trata-se do “4-2-2-2", que coloca 4 defensores para guardar a meta, dois volantes e dois meias abertos como pontas, além de dois jogadores no comando do ataque. Confira os prós e contras desta opção para saber se ela se enquadra em seu estilo e pensamento estratégico.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

O 4-2-2-2 é uma formação que oferece boas opções no ataque, pois é dinâmico ao usar elementos tanto de estratégias de pontas, com os meias, e do famoso “ferrolho”, ao usar dois atacantes mais adiantados. É também uma opção que favorece e requer a maior posse de bola possível para que seu jogo flua. Uma vez com jogadores bem posicionados, ajuda a abrir defesas adversárias. Em contrapartida, deve-se ter atenção com um possível buraco à frente dos volantes, que podem deixar a primeira linha de defesa exposta.

COMO USÁ-LA

Como foi citado acima, trata-se de uma formação de toque de bola. Assim, uma vez que você acelere o jogo com passes de primeira, pode pegar o adversário desprevenido. Saiba que é importante que você rife a bola com ligações diretas e tente recuperar a bola do adversário com muita pressão.

ANTES DA PARTIDA

A estratégia de jogo começa antes mesmo do time entrar em campo com a tela de gerenciamento do time. Na aba Táticas, “Pressão no erro adversário” para a Defesa. Esta opção exige do físico dos jogadores, então fique de olho no atributo Fôlego ao escolher as peças do seu elenco. Para o Ataque, use a opção “Posse de Bola”. Já na aba “Instruções”, mantenha “Equilibrado” para todas as peças.

ESCALAÇÃO

Hora de compor o time com a peças do seu elenco. Para o ataque, use um centroavante clássico e um segundo atacante mais rápido. O primeiro é útil para o jogo aéreo e o segundo para ser lançado em profundidade. Para o meio de campo avançado, MEI, devemos ter maior atenção, pois se trata da função mais importante da estratégia. Aqui, precisamos dos melhores jogadores possíveis. Portanto, uma boa sacada é colocar pontas improvisados, caso seus melhores cards sejam desta natureza. Para abrir a defesa adversárias, estes jogadores precisam de bom passe, cruzamentos e chute de fora da área. Drible é um diferencial.

Para o meio-campo defensivo, VOL, use um volante “ destruidor” e um que possa ser uma válvula de escape. Para o mais habilidoso, você pode colocar na tela de Instrução a opção “Apoio ofensivo”, para que ele ataque e diminua o “buraco” no centro do campo. Na defesa, nada de especial é exigido, exceto por laterais com bom cruzamento.

ELENCO COESO

Montamos um time, do goleiro ao segundo atacante, com características que se encaixam bem ao 4-2-2-2 e resultem em um entrosamento de 100 pontos. Trata-se de um time baseado na Premier League, com peças caras e baratas. Note que o maior investimento é direcionado ao goleiro e o volante com saída de bola. Os preços médios a seguir são em FIFA Coins.

O time sugerido possui um rating geral de 87 pontos, com um preço médio em FIFA Coins no PlayStation 4 em 650.000 e Xbox One em 575.000.