<
>

Saiba como jogar Clash Royale, game que virou reality show nos canais ESPN

play
Tilibra Kings and Queens: vem aí o reality show de Clash Royale (0:30)

O programa estreia nesta segunda-feira, às 18h00 (de Brasília) (0:30)

Toda segunda-feira, o fã de esporte confere o Tilibra Kings and Queens, reality show que escolherá os próximos jogadores de Clash Royale da paiN Gaming. A atração chama a atenção por colocar na disputa jogadores e jogadoras, que sonham em se tornar profissionais de esports.

O game Clash Royale é o centro das atenções do Tilibra Kings and Queens. O game produzido pela Supercell para dispositivos móveis faz um enorme sucesso entre os gamers graças a sua dinâmica de jogo e estratégia para alcançar a vitória. No entanto, para você que nunca ouviu falar do game e gostou do Tilibra Kings and Queens, podemos te ajudar a se transformar em um verdadeiro mestre da guerra.

Apesar de parecer simples, Clash Royale oferece uma gama de opções e estratégias enorme para aqueles que desejam se aprofundar.

Viu Tilibra Kings and Queens e se interessou sobre o game. Vamos então ao manual de guerra de Clash Royale. Não sobrarão torres inimigas de pé quando você entrar em ação.

INSTALAÇÃO

Clash Royale é um jogo desenvolvido especialmente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O jogo possui versões para iOS e Android, portanto basta entrar nas lojas de apps respectivas destes sistemas operacionais para baixar o game. Clash Royale é um jogo gratuito, mas possui uma Loja com compras dentro do game.

CAMPO DE BATALHA

O combate de Clash Royale rola em campo de batalha dividido ao meio, com três torres de cada lado. Estas torres formam a base de cada jogador e são compostas por duas Torres de Defesa e uma Torre do Rei. O objetivo de cada participante é obter mais coroas que o adversário. Como a batalha termina? Segundo um destes cenários:

• Se o jogador destruir a Torre do Rei (King's Tower) do oponente consegue 3 coroas;
• Destruir mais torres após os 3 minutos iniciais;
• Caso o jogo esteja empatado, começa a “morte súbita”. Quem derrubar a primeira torre do inimigo, vence;
• Ao final da prorrogação, caso não haja um objetivo concretizado, há o empate.

Para destruir as torres inimigas, o jogador batalha usando suas tropas e feitiços para atacar e defender. As unidades que compõe seu exército são invocadas a partir de seu baralho ou deck, composto por cartas ou cards.

Uma vez no campo de batalha, as tropas se movimentam automaticamente e atacam seus alvos assim que entram em seu campo de alcance. Caso não haja um alvo de tropa, seu exército segue para atacar as torres.

DECKS

O jogador conta com um deck, ou baralho, é composto por 8 cards, sendo quatro disponíveis por vez em sua mão. A batalha começa antes mesmo de começar a partida, quando você seleciona os cards que compõe seu deck. Há diversos tipos de baralhos:

• BeatDown: Foco em cards com efeitos poderosos. Custam bastante para invocar, mas causam danos altos;
• Cerco: Jogo com uso de unidades defensivas, que atacam a partir do seu campo de batalha;
• Ciclo: Baseado na velocidade, tanto no uso dos cards quanto na ação das tropas. Ideal para aqueles que desejam agir antes que seu inimigo componha sua estratégia;
• Controle: Estratégia voltada para o controle de ritmo de jogo, focado no contra-ataque.

CARDS

Os cards formam seu exército. Após começar o jogo, você recebe sua mão de 4 cartas. Após usar uma, outra aleatória toma seu lugar.

Para usar o card, você gasta energia do Elixir. Uma barra, localizada no canto inferior da tela, mostra o gasto após cada uso e se regenera automaticamente. O custo de invocação é mostrado no canto superior esquerdo do card.

Uma vez que você tenha a quantidade necessária, arraste o card para o campo de batalha, que passam a se movimentar na direção do inimigo.

Faz parte do gerenciamento de seu deck o aperfeiçoamento das cartas. Para aumentar o poder das cartas, você precisa de ouro e cartas repetidas. Uma vez que você melhore os cards, seus atributos ficam mais fortes.

Os cards podem ser divididos segundo:

Raridade

• Comum (azul)
• Raro (laranja)
• Épico (roxa)
• Lendário

Tipo

• Tropas: unidades que caminham pelo cenário e atacam os objetivos inimigos;
• Feitiço: acionam um efeito especial ou habilidade no tabuleiro de combate;
• Construções: unidades imóveis que agem sobre o campo de batalha, como acionar tropas ou defender suas torres.

Classificação

• Aéreo: Tipo de unidade que só pode receber dano de torres, construções e tropas aéreas
• Barraca: Construções que invocam tropas
• Dano alto: Capazes de causar grande dano
• Dano de área: Ação sobre o campo de batalha
• Destruidoras de Construções: Especialistas em atacar construções e torres
• Longo alcance: Eficazes contra unidades aéreas, são capazes de atacar de longas distâncias
• Multidão: Invocação de várias unidades em grupo
• Ofensiva: Especializados no ataque
• Suporte: Especializados na defesa
• Tanque: Unidades especiais que possuem muitos pontos de vitalidade

ARENAS

De acordo com o progresso, o jogador acumula Troféus de acordo com seus feitos, como vitórias e conclusão de objetivos. Assim, você tem acesso a novas arenas, que possuem um visual diferente cada, além de liberar cards. Veja o que é necessário para entrar em novos campos de batalha:

DICAS PARA INICIANTES

Cuidado com os extremos: na montagem do deck, o equilíbrio é importante. Faça a composição com cards de custo alto e baixo, assim como cartas de ataque e defesa. Uma maneira de avaliar o equilíbrio é a média de custo do Elixir.

No canto inferior de seu deck, a média é exibida. Quanto menor o número, melhor. Um valor muito alto indica que você possui muitos cards de custo elevado. Não adianta ter muitas cartas poderosas se você não tiver a oportunidade de usá-las. O mesmo pode se dizer de cards com menor custo, mas cujo efeito ou poder não permitam a destruição dos alvos.

Deixa, que eu deixo: uma tática interessante é ser reativo, ou seja, esperar a movimentação do adversário. Além de acumular seu Elixir para o contra-ataque, com cards de alto custo e efeito, você tem a chance de montar sua resposta a ofensiva inimiga.

Combo: evite que suas unidades ajam sozinhas. Tente fazer com que ataquem em conjunto, ao mesmo tempo. Um Gigante que entra na frente das Arqueiras, permite que elas lancem suas flechas por mais tempo.

Mantenha a calma: fazer movimento por impulso pode causar sua derrota. Pense com cuidado cada movimento, nunca gaste todo seu Elixir de uma vez e ataque uma torre por vez.

Unidos venceremos: faça parte de um clã para trocar informações e estratégias, além de doar cards para ganhar ouro extra.