<
>

Review | O passado e o presente se encontram em EA Sports WRC, paraíso para os fãs de rali

play
Guia de pilotagem: Dicas para você pisar fundo e baixar seu tempo no GP da Áustria em F1 23 (8:59)

Gustavo Faldon traz um guia completo para você baixar seus tempos e buscar a volta perfeita em Red Bull Ring (8:59)

Nos anos 90, ganhei dos meus pais um Sega Saturn. Dentre os jogos que mais me diverti na época foi Sega Rally Championship, com seus carros clássicos da modalidade e pistas nos mais variados terrenos. Naquela época, você pisava no acelerador sem dó, para que ter os melhores tempos e sair com a vitória. Já em EA Sports WRC, lançamento da Codemasters, a disputa no rali é mais complexa e desafiadora para quem quer ser o mais rápido.

EA WRC é um prato cheio para os entusiastas do rali do mais alto nível. Detentor das licenças da principal entidade mundial da categoria, a FIA World Rally Championship, e fruto do trabalho da Codemasters, um dos estúdios mais talentosos da indústria, o lançamento oferece pilotos, equipes e percursos reais da temporada 2023 do WRC, o Campeonato Mundial de Rali.

Pela primeira vez na história da franquia, as quatro estações estão contempladas e fazem parte das disputas. Assim, você pode (e vai) disputar em condições oferecidas pelo inverno, verão, primavera e outono, incluindo terrenos e iluminação. O piso de disputa á variado e cada um oferece seu desafio particular: o asfalto requer velocidade, a neve é escorregadia, a terra vai te tirar no trajeto ideal se não for respeitada e todas elas abrem espaço para o drift.

Damos a volta ao mundo para pilotar por grandes palcos do rali em 600 quilômetros distribuídos por 17 locações e mais de 200 traçados em países como Chile, Portugal, Mônaco e Japão.

A ferramenta principal de trabalho em WRC, o carro, recebe atenção especial. Todos os veículos oficiais das categorias WRC, WRC 2 e Júnior estão presentes, além de 68 icônicos carros que fizeram a história da categoria.

Você pode correr com os carros “prontos”, ou seja, pré-configurados, ou optar pela personalização total a fim de proporcionar uma experiência que potencialize o estilo de pilotagem do jogador. Em seu projeto, você tem a opção de escolher diversos elementos como chassi, motor, amortecedor, dentre outros.

Modos de jogo de EA Sports WRC

No rali, você disputa com os demais competidores para saber quem é mais rápido, mas de uma forma um pouco diferente dos demais esportes a motor. Velocidade e habilidade são primordiais, mas as ultrapassagens perdem espaço para a corrida contra o relógio. O que vale é fazer o percurso em um tempo menor que os demais.

Sendo assim, EA WRC oferece uma série de modos para esse tipo específico de disputa, incluindo corridas avulsas contra o relógio ou torneios personalizáveis. A temporada regular da WRC e opções multiplayer também estão à disposição.

O modo Carreira está presente, no qual criamos um piloto que busca as glórias da modalidade a partir do zero. Já para quem precisa descobrir os segredos do rali há uma escola de pilotagem, onde cumprimos desafios para melhorar nossa habilidade - apesar de você ser “jogado aos leões”, já que não há muitas lições ou orientações, e você acelera por sua conta e risco.

Um modo de jogo em especial, o Moments, é uma das grandes atrações do jogo, especialmente para quem vive o rali e conhece sua história. Nele, somos desafiados a encarar grandes momentos de mais de 50 anos história do rali internacional, cujos cenários e condições reais são recriadas.

Mais um belo jogo da Codemasters

Produto da Codemasters, EA WRC segue a tradição da empresa e entrega algo soberbo em quesitos técnicos, especialmente na parte visual, já que a recriação dos carros é algo de qualidade. Mesmo as pistas, e tudo que aparece na tela, como cenário e espectadores, recebem um tratamento especial. O som segue o mesmo nível, assim como a jogabilidade, que é favorecida quando você pilota com um controle especial, incluindo volante, pedais e câmbio.

EA WRC é um daqueles jogos a parte das opções disponíveis no mercado e se aproxima mais de um EA F1 do que Forza e Gran Turismo. É o paraíso para quem ama a modalidade, mas pode espantar quem não curte seu estilo. F1 é mais popular e o rali mais nichado, mas WRC pode sua porta de entrada para o estilo. Comigo, Sega Rally Championship já cumpriu essa missão.

EA Sports WRC possui versões para Xbox Series S|X, PlayStation 5 e PC. O jogo possui a opção cross-plataform, que permite a disputa entre jogadores de plataformas diferentes no mesmo evento.