<
>

North Carolina vence Duke no 'maior jogo universitário da história', vai à final e aposenta Coach K

Duke x North Carolina é a maior rivalidade dos esportes universitários americanos. Neste sábado, as duas equipes escreveram o maior capítulo da história do confronto, se enfrentando pela primeira vez no Torneio da NCAA e valendo uma vaga na decisão universitária, que ficou com North Carolina que venceu por 81 a 77.

Além de todos os detalhes que já deixaram a partida entre as maiores da história do basquete universitário, a vitória de North Carolina também encerrou a carreira de Coach K, o maior técnico da história da NCAA e o maior nome da história de Duke. Mike Krzyzewski encerrou sua carreira de 47 anos, 5 títulos da NCAA e 3 medalhas de ouro olímpicas comandando a seleção dos Estados Unidos.

Dentro de quadra, a partida foi espetacular do início do fim. As equipes demonstraram muito equilíbrio do minuto inicial até os 15 segundos finais, quando North Carolina conseguiu abrir a vantagem que garantiu a vitória e a vaga na final para enfrentar Kansas. O destaque dos Tar Heels foi Caleb Love, que anotou 28 pontos, incluindo as cestas mais importantes da reta final.

Pelo lado de Duke, o destaque ficou com Paolo Banchero, provável primeira escolha do draft de 2022 da NBA, que terminou com 20 pontos. North Carolina e Kansas se enfrentam na grande decisão nesta segunda-feira (4), às 21h (de Brasília), com transmissão da ESPN no Star+.