<
>

Mayra Aguiar é bronze e conquista sexta medalha em Mundiais de Judô

Mayra Aguiar no Mundial de Judô Kiyoshi Ota/Getty Images

Após conquistar o ouro no Pan-Americano de Lima, no Peru, a gaúcha Mayra Aguiar somou mais uma conquista em seu vasto currículo na manhã desta sexta-feira: a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Judô, disputado em Tóquio, no Japão, na categoria meio-pesado (78kg).

Após ter sido derrotada pela francesa Madeleine Malonga na semifinal, a brasileira número 1 do ranking mundial se recuperou do baque e venceu a portuguesa Patricia Sampaio por ippon para garantir sua sexta medalha em mundiais. A judoca agora tem dois ouros, uma prata e três bronzes – essa foi a segunda medalha de bronze neste Mundial, já que Rafaela Silva conquistou o feito na categoria -57kg.

O caminho de Mayra teve a portuguesa Yahima Ramirez (derrotada em apenas 26 segundos, com waza-ari e imobilização para fechar a vitória por ippon), Sarah-Myriam Mazouz, do Gabão (17 segundos e um novo ippon), e Loriana Kuka, do Kosovo (partida mais difícil até então, vencida por novo ippon).

Diante dos resultados conquistados na temporada até agora, Mayra Aguiar é uma das atletas mais cotadas para brigar pelo ouro na Olimpíada de Tóquio, em 2020, que acontece em pouco menos de um ano.

Além dela, outros dois brasileiros lutaram nesta sexta. Rafael Buzacarini venceu duas e parou nas oitavas de finalcontra Elmar Gasimov, do Azerbaijão. Leonardo Gonçalves ficou na estreia, para outro atleta do Azerbaijão, Zelym Kotsoiev.