<
>

Australian Open: Naomi Osaka bate Petra Kvitova, é campeã e torna-se primeira asiática número 1 do mundo

Naomi Osaka é, novamente, campeã de um Grand Slam! Depois de faturar o US Open do ano passado, a japonesa bateu Petra Kvitova por 2 sets a 1 neste sábado, em Melbourne, e tornou-se a grande vencedora do Australian Open 2019!

Osaka precisou de 2 horas e 27 minutos para garantir o troféu, fechando os sets em parciais de 7/6 (7 a 2), 5/7 e 6/4.

Com o título, a tenista de 21 anos ultrapassa Simona Halep e torna-se a número 1 do mundo no ranking da WTA pela primeira vez. Mais do que isso, transforma-se na primeira asiática a atingir o desejado posto.

A tcheca, por sua vez, fica com a segunda colocação no ranking, posto que já tinha conquistado em 2011. É uma volta por cima de Kvitova, que sofreu para retornar ao esporte após ter sua mão esquerda esfaqueada num assalto a sua casa em dezembro de 2016.

Agora, o Australian Open foca suas atenções na final masculina. Novak Djokovic e Rafael Nadal reeditam a épica decisão de 2012 neste domingo, às 6h15, com transmissão da ESPN e do WatchESPN.

Primeiro set crucial

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Ambas tenistas tiveram momentos complicados nos seus saques, mas conseguiram salvar todos os break points.

A decisão ficou para o tiebreak, no qual a tcheca errou mais do que poderia e permitiu que a japonesa fechasse o primeiro set, triunfando no game decisivo por 7 a 2.

O resultado foi péssima notícia para a tenista de 28 anos, uma vez que sua rival chegou na decisão com uma sequência de 59 vitórias seguidas após triunfar no primeiro set.

Apesar disso e da doída derrota no desempate, Kvitova não se abalou e voltou com tudo no segundo set, confirmando seu serviço e quebrando a japonesa logo na sequência.

No game seguinte, entretanto, Osaka devolveu a quebra numa batalha de mais de sete minutos. A tenista de 21 anos ainda confirmou seu serviço e, sem perder nenhum ponto, quebrou novamente a rival, conseguindo abrir 4 a 2 após seu novo saque.

Osaka saca pela taça e...

Quando foi sacar para o campeonato, Osaka sentiu. A japonesa errou mais do que o normal e permitiu a quebra de Kvitova, empatando o set em 5 a 5. A tcheca ainda conquistou mais uma quebra e fechou o segundo set em 7 a 5.

No terceiro set, foi a vez da japonesa reagir, ao vencer no saque de sua rival no terceiro game. Daí em diante, todos os serviços foram confirmados, e Osaka garantiu o Australian Open com parcial de 6/4.