Sem conseguir repetir o mesmo nível de atuação da estreia, o Brasil não fez o jogo que queria na segunda rodada do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em partida apagada coletivamente neste domingo (25) em Yokohama, a equipe do técnico André Jardine ficou no empate em 0 a 0 com a Costa do Marfim.
Mesmo apostando na mesma formação da estreia, o Brasil ficou longe do início de jogo que conseguiu na estreia. Com maior imposição física e acertando a marcação contra os ponta, a Costa do Marfim conseguia ser melhor na partida e ainda levar perigo nas investidas longas em velocidade.
Clique aqui para ver o Quadro de Medalhas das Olimpíadas atualizado e siga os Jogos de Tóquio em TEMPO REAL!
E foi justamente em um lance nesse estilo que a situação do Brasil ficou complicada. Lançado à frente, Dao ganhou na arrancada e foi derrubado na entrada da área por Douglas Luiz, que recebeu o cartão amarelo.
Após revisão com o VAR, o árbitro norte-americano Ismail Elfath mudou sua decisão e deu o vermelho para o volante, deixando o Brasil com um jogador a menos em campo.
Sem conseguir produzir e 'encaixotado' na marcação marfinense, o time brasileiro pouco fez no ataque no primeiro tempo.
Mesmo sem mudanças para os 45 minutos finais, a seleção olímpica voltou com outra postura para o campo, e conseguiu produzir ofensivamente com as investidas de Antony e a chegada de Claudinho mais próximo dos atacantes.
Ainda que melhor em relação à etapa inicial, o Brasil seguia sofrendo para escapar da forte marcação da Costa do Marfim, forçando André Jardine a mudar as peças do ataque brasileiro.
Os marfinenses ainda ficaram com dez jogadores em campo após Eboue Kouassi receber o segundo cartão amarelo aos 34 da segunda etapa.
Situação no campeonato
Com o empate na partida em Yokohama Brasil e Costa do Marfim ficam empatados na ponta do grupo D dos Jogos Olímpicos no futebol masculino, com 4 pontos cada. A seleção olímpica leva vantagem no desempate pelo saldo de gols.
O cara: Claudinho
Melhor contra a Costa do Marfim do que contra a Alemanha, Claudinho conseguiu produzir boas oportunidades de ataque para o Brasil e ainda 'dobrou' na marcação após a expulsão de Douglas Luiz.
Foi mal: Douglas Luiz
Exagerado ou não, Douglas Luiz complicou o plano da seleção brasileira ao ser expulso ainda aos 12 do primeiro tempo. Após matar contra-ataque da Costa do Marfim, o volante foi mais cedo para o vestiário após o VAR indicar ao árbitro principal uma possível chance de gol dos africanos no lance.
Próximos jogos
Após a partida deste domingo, o Brasil volta a campo novamente na quarta-feira (28), quando enfrentará a Arábia Saudita no encerramento do grupo D, em confronto agendado para 5h (de Brasília), em Saitama.
Já a Costa do Marfim encara a Alemanha no mesmo dia e horário, mas em Miyagi.
Ficha técnica
BRASIL: Santos; Daniel Alves, Nino, Diego Carlos e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Claudinho; Antony (Malcom), Matheus Cunha (Martinelli) e Richarlison (Paulinho). TÉCNICO: André Jardine
COSTA DO MARFIM: Tape; Ouattara (Kouao), Singo, Bailly, Dabila e Diallo; Kouassi, Kessié e Traoré (Kouamé); Gradel e Dao. TÉCNICO: Soualiho Haidara
