<
>

Olimpíadas: por que Brasil joga futebol com camisa diferente, com bandeira e sem logo da CBF

play
A última dança: Marta e Formiga traçam sua última história juntas nas Olimpíadas (2:26)

Mariana Spinelli traça a trajetória e fala sobre a participação da dupla na seleção de futebol feminino do Brasil (2:26)

Quem presta certa atenção aos detalhes logo percebe que algo está bem diferente na camisa da seleção brasileira de futebol nas Olimpíadas. Tanto o time feminino quanto o masculino usam um uniforme sem o tradicional logo da CBF e com um emblema de uma bandeira no lugar. Você sabe por que isso acontece?

É uma regra do Comitê Olímpico Internacional (COI), que não permite símbolos de federações não filiadas a ele nos uniformes.

Os Jogos, aliás, têm um regulamento bem restrito quanto aos materiais esportivos. Além da bandeira do país, a única marca permitida neles é a do fornecedor esportivo. E, ainda assim, a bandeira e o logo de tal fornecedor precisam ter um tamanho específico e pré-determinado.

Também não é permitido nenhum outro tipo de patrocinador.

Havia a possibilidade de o futebol utilizar o logo estilizado feito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para representar o chamado Time Brasil. Mas a CBF optou por não fazer isso, já que têm patrocinadores diferentes do COB.

A regra dos uniformes mudou em Pequim-2008. Antes disso, a seleção atuava normalmente com o logo a CBF.

play
3:52

Brasil e mais 3 camisas pesadas! Gian Oddi elege as favoritas no futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio

Seleção brasileira é atual campeã olímpica e chega no Japão como uma das principais candidatas ao ouro

Naquela Olimpíada de 2008, o Brasil chegou a entrar em campo no primeiro jogo com o logo da CBF. A partir da segunda partida, porém, o símbolo sumiu. Como não havia tempo para confeccionar uma coisa diferente, a seleção acabou atuando sem nada naquele espaço.

Em 2012, a seleção adotou a bandeira do país com os anéis olímpicos logo abaixo.

Para 2016, foi criado um novo logo, que faz a referência à bandeira brasileira, mas não tem nenhum símbolo olímpico. Essa é a marca que está sendo utilizada novamente em Tóquio.

Veja os uniformes do Brasil no futebol das Olimpíadas desde 2004:

2004

2008

2012

2016

2020