O Comitê dos Jogos Olímpicos de Paris divulgou nesta segunda-feira o logo das Olimpíadas de 2024. O símbolo foi baseado na união da medalha de ouro, da chama olímpica e paralímpica, e de Marianne, personificação da Revolução Francesa.
É a primeira vez que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos terão a mesma logomarca.
Segundo o Comitê, estão no mesmo símbolo as três ideias. A forma arredondada, com a cor da medalha de ouro (“imutável como a determinação, deslumbrante como o talento e eterna como a vitória”), a chama olímpica (“que mantém as pessoas unidas pelos valores do esporte, além das fronteiras, dos países e das gerações) e o rosto de Marianne (“cujo espírito francês revela a ambição de ser igualitária, partilhadora e generosa”).
A tipografia ainda foi inspirada no Art Déco, movimento artístico que, segundo a organização, estava em plena ascensão em 1924, ano em que as Olimpíadas foram disputadas também na capital francesa.
Em uma de suas redes sociais, o presidente da França, Emmanuel Macron, comentou sobre o lançamento e afirmou que o país “mostrará sua face para todo o mundo”.
En 2024, en accueillant la flamme olympique à Paris, la France montrera son visage au monde entier. Ce visage, c'est le vôtre, c'est celui des femmes et des hommes mobilisés, des sportifs venus des quatre coins du globe pour se dépasser, des valeurs olympiques. Ce visage, c'est : https://t.co/Iq2drbUO6z
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 21, 2019
Nas redes sociais, o símbolo foi recebido com bastantes piadas por conta da semelhança com o logo do Tinder, aplicativo de relacionamentos. "É o logo das Olimpíadas ou do Tinder", escreveu um internauta. "Como você pode sair de um logo tão bonito para uma variação do logo do Tinder", comentou outro. "Isso não é um logo, é um emoji", reclamou outro.
Nice to see Tinder sponsor the Olympics https://t.co/ONvCCx9cE2
— Aidan Thomas (@gp2razor) October 21, 2019
