<
>

CSGO: Analista descobre que guerri também utilizou bug em 2019

Em face aos últimos acontecimentos no cenário competitivo de Counter-Strike Global Offensive no qual foi descoberto que técnicos ao redor do mundo utilizaram um bug que permite que o técnico trave a sua câmera em um lugar do mapa, o analista freelance Michal Slowinski está avaliando partidas dos últimos 18 meses.

Em uma postagem nesta quarta-feira (2), Michal aponta que o técnico da FURIA, Guerri, utilizou esse bug durante uma partida inteira em 2019 contra a compLexity durante a ECS Season 7. De acordo com analista, a FACEIT foi informada quanto ao caso.

Nas redes sociais, guerri disse que "Acabei de ver o video postado pelo Micha. Antes de mais nada parabéns pelo trabalho, o esports precisa de pessoas assim. A situação é verdadeira e muito tranquila de explicar o que aconteceu. Vou postar o video completo, com audio e com as explicações ainda hoje!"

Já Jaime Padua, CEO da FURIA, disse que "Estou apurando devidamente o que foi reportado pelo trabalho do @michau9_ e já buscando as possíveis explicações. Ainda hoje, assim que tiver mais detalhes, voltarei com uma posição".

Até o momento a FACEIT não se pronunciou quanto ao caso.

Micha diz ainda que as investigações continuarão e sugere que os técnicos que utilizaram desse subterfúgio se pronunciem “Para todos os treinadores. Se você abusou desse bug do coaching em uma partida oficial, é hora de se levantar, ser homem, admitir e se desculpar”.

O analista diz ainda que “Mais cedo ou mais tarde você será pego e então será tarde demais. Não é uma ameaça, é uma chance”.

A notícia chega justamente após o banimento de três técnicos, incluindo dead (MIBR), MechanoGun (Hard Legion) e HUNDEN (Heroic) por utilizarem desse método para favorecer as equipes em disputas.

A punição para dead foi ficar por seis meses fora de torneios oficiais, HUNDEN por 12 meses e MechanoGun por 24 meses. A punição foi proporcional ao tamanho da infração cometida. Os times também vão perder a premiação em dinheiro e pontos adiquiridos nos qualificatórios para o Major do Rio de Janeiro.

O ESPN Esports Brasil produziu uma matéria que conta toda a história sobre o caso que está sendo conhecido “bug dos técnicos” e que pode ser lida na íntegra.