Vinicius “v$m” Moreira está na mira da Electronic Sports League. Destaque da Detona Gaming nos últimos meses, o jovem está sob investigação da ESL por conta de banimento VAC em um perfil da Steam antigo que, supostamente, pertence ao jogador.
A informação foi apurada pelo ESPN Esports Brasil. A Detona confirmou a investigação e afirmou que a resposta definitiva do caso virá na próxima semana. A ESL não respondeu até a publicação da matéria.
Segundo fontes, v$m está sendo investigado pela ESL por conta de um perfil na Steam que, de acordo com uma denúncia, está ligado ao jogador tem um banimento VAC - o sistema anti-cheat da Valve. A punição data de quase cinco anos atrás, quando v$m ainda não tinha estourado para o cenário competitivo.
De acordo com as regras da ESL, alteradas em 2017, jogadores banidos pelo VAC tem punição de dois anos. Caso a denúncia se confirme, v$m não poderia jogar as seletivas internacionais da ESL e nem as ligas locais, como Brasil Premier League e LA League, até 2020.
Além disso, v$m também pode ser banido definitivamente de competições patrocinadas pela Valve. De acordo com as informações, o caso também poderá ser analisado pela mandatária do Counter-Strike: Global Offensive, que tem procedimento independente da ESL, nos próximos dias.
Ao contrário da ESL, a Valve bane os jogadores com VAC por “tempo indeterminado”, tornando impossível que eles disputem minors e majors. Outras organizadoras de torneio tendem a seguir o posicionamento da Valve e tirar os banidos de suas competições.
Principal destaque da Detona, o jovem passou a chamar a atenção em julho deste ano, quando assinou com a equipe de Cesar “CSR” Soares e surpreendeu pelo bom desempenho.
Ao longo da semana, v$m e a Detona disputaram a primeira seletiva aberta do minor americano - o passo inicial rumo a IEM Katowice 2019, o próximo major. A equipe foi derrotada pela W7M Gaming e não conseguiu se garantir no qualificatório fechado.
