Clinton “Fear” Loomis mal saiu da Evil Geniuses e já está em um novo time para tentar participar do The International 8.
O veterano e campeão do TI5 se uniu a uma equipe mista de jogadores da América do Norte e América do Sul para disputar as qualificatórias sul-americanas para o mundial de Dota 2.
Chamado provisoriamente de GDV, o time foi anunciado nesta sexta (8) por Enzo “Timado” Gianoli. O jogador peruano já conhecido no cenário sul-americano defendeu a VGJ.Storm de fevereiro a abril, quando foi substituído por Roman “Resolut1on” Fominok.
Ao lado de Timado e Fear estarão os também peruanos Alexis “Greedy” Ventura e MoOz, da Gorilla-Pride, e o norte-americano Kyle “melonzz” Freedman, que estava sem equipe desde março após sua saída da compLexity Gaming.
REGRAS
A questão de estrangeiros aparecendo para disputar qualificatórias de regiões consideradas “mais fracas” é sempre polêmica, mas também difícil. Isso porque as equipes de Dota 2, assim como as de Counter-Strike, costumam ter jogadores de diferentes países em sua escalação.
Até o momento, a única regra nas qualificatórias segundo a Valve e a FACEIT é a 3.13, que diz que uma equipe precisa ter a maioria de seus jogadores (ou seja, três de cinco) presentes na região que a qualificatória está sendo disputada.
A regra se desdobra dizendo na 3.13.1, que afirma que “na rara ocasião de um time ter dois jogadores fisicamente localizados em uma região, dois jogadores fisicamente localizados em uma segunda região, e um jogador fisicamente localizado em uma terceira região, o time estará elegível para competir em uma das regiões nas quais dois jogadores estão localizados”.
As regras 3.13.2 e 3.13.3 explicam que se um jogador foi pego competindo em um torneio fora de sua região e a maioria dos jogadores não estar fisicamente localizada nela, o jogador e a equipe serão desqualificados da competição, podendo inclusive serem banidos de todos os torneios da FACEIT caso os oficiais da plataforma decidam por isso.
O regulamento não explicita, no entanto, se a maioria dos jogadores do time precisa ter nacionalidade da região na qual estão disputando. Isso permite que, por exemplo, jogadores da América do Norte venham para a América do Sul para disputar as qualificatórias daqui - uma situação improvável, mas não impossível.
As qualificatórias abertas do TI8 começam em 14 de junho, seguida das qualificatórias fechadas em 18 de junho.
