O Vasco associação, presidido pelo ex-jogador Pedrinho, entrou na Justiça contra a 777 Partners, empresa norte-americana dona de 70% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Vasco). A notícia inicial da ação cautelar foi publicada pelo site GE, e a ESPN teve acesso a termos e a mais detalhes da mesma, que corre em segredo na 4ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro.
A ação tem o mesmo efeito das três notificações que o Vasco associativo fez nas últimas semanas. Um dos intuitos é buscar esclarecimentos sobre a situação real da 777 e entender o que a Justiça pensa sobre isso, a partir dos esclarecimentos da empresa norte-americana.
A mesma ainda pede o afastamento dos executivos Josh Wander e Steve Pasko do conselho de administração da Vasco SAF. Eles já foram afastados do conselho de futebol da 777. Logo, Vasco não vê sentido em tê-los ali.
Segundo ainda apurou a reportagem, a associação não quer o controle do futebol de volta, mas, sim, resguardar o Vasco, que se sentiu vulnerável a partir do momento que se viu apresentado como garantia em outras transações da 777 pelo mundo - e que hoje são dadas como mal sucedidas, a exemplo do Hertha Berlin, da Alemanha, e Standard Liège, da Bélgica.
A ação movida na Justiça não é contra a SAF cruzmaltina, mas sim uma forma de cobrar a própria dona da mesma. O objetivo é garantir que as ações da Vasco SAF não sejam penhoradas ou em caso de falência ou insolvência da 777, a fim de que as possíveis consequências por má gestão no exterior não atinjam diretamente a SAF do clube.
A gestão liderada por Pedrinho não deseja retomar o controle do futebol, mas através na ação vê uma forma de pressionar a 777 nesta "guerra fria" entre o associativo e a empresa, já que não existe um diálogo entre as partes.
Nas últimas semanas, uma reportagem do jornal Bloomberg revelou que a 777 está sendo processada nos Estados Unidos após ser acusada de fraude pela empresa Leandenhall por pegar empréstimo de 350 milhões de dólares (R$ 1,7 bilhão, nas cifras atuais) e dar como garantia fundos que não lhe pertencem ou nem mesmo existem.
Foi por conta deste processo que corre na Justiça americana, inclusive, que Wander e Pasko foram afastados do conselho de futebol da 777.
Próximos jogos do Vasco:
Flamengo (C): 18/05, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (C): 21/05, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Palmeiras (F): 26/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão
