Leonardo Gaciba não poupou críticas à arbitragem do português António Nobre no amistoso entre Brasil e Espanha nesta terça-feira (26). Durante o ESPN FC, o comentarista de arbitragem detonou a não utilização de VAR na partida.
"Em primeiro lugar: estamos em 2024, são duas seleções campeãs mundiais se enfrentando, nós temos 5 estrelas no peito... o Brasil não pode aceitar jogar sem VAR. Por favor, gente! Duas seleções de nível A jogando sem árbitro de vídeo", disse.
"Isso é uma decisão de quem tem mando do jogo, em comum acordo das duas equipes. Teve o aval das duas equipes para jogar sem o VAR. Tudo que envolve arbitragem só é lembrado depois do jogo. Só se preocupa com arbitragem depois do jogo, esse é o problema. Tem que antever isso! Não existe jogar Brasil x Espanha sem VAR. Nós vimos outros amistosos aí na Europa, seleções nível A não existe sem VAR. A CBF não está se preparando para a Copa América? Vai ter VAR. A Espanha não está se preparando para a Eurocopa? Vai ter VAR. Então utiliza o VAR", completou.
Avaliando os lances capitais, Gaciba considerou as três penalidades assinaladas pelo árbitro português como erros grosseiros de interpretação. "A arbitragem foi decisiva e interferiu diretamente no resultado do jogo. Para mim, são 3 decisões equivocadas capitais. Três! Não consigo enxergar penalidade em nenhuma das jogadas marcadas".
"Na primeira, o Lamine Yamal, engata a perna direita no João. Ele dá uma passada lateral que permite essa interpretação do árbitro. Mas o Yamal engata a perna na perna do João, não há a penalidade", analisou.
"Depois é pior ainda. Porque o Beraldo chega na bola, crava as duas pernas no chão, não faz nenhum movimento adicional e o Carvajal vê que não vai alcançar a bola e joga a perna esquerda para o lado. É o atacante que chuta a perna do brasileiro", seguiu.
"E ali no final do jogo, para mim foi uma compensação. Há uma disputa de bola, o Carvajal cai no chão, o atleta brasileiro acaba pulando por cima dele e se enroscando, também provocando o contato e caindo no chão. E a terceira penalidade equivocada é marcada", acrescentou.
O comentarista ainda fez uma comparação entre as marcações dos pênaltis, afirmando que a assinalada para o Brasil é o mais próximo de uma falta, mas que deveria ter sido considerado contato de jogo natural.
"Para mim o pênalti do Brasil é o mais pênalti dos três marcados. Mas acho que esse tipo de jogada se consideraria um contato de jogo natural se não tivessem sido marcados os dois primeiros. Esse é um sentimento meu. Acho que o contato maior é provocado pelo atacante brasileiro. Mas é uma jogada interpretativa e é o menor dos três erros para mim", afirmou.
Endrick correu risco de expulsão
No segundo tempo, Endrick fez falta dura em lance sem bola no lateral Marc Cucurella, sendo punido com cartão amarelo. Para Gaciba, porém, o atacante poderia ter sido expulso.
"Ontem tivemos uma expulsão muito semelhante em Juventude x Internacional. O árbitro de vídeo chamou e corretamente expulsou. O Endrick vai ter que se acostumar a provocações, o Cucurella passou o tempo inteiro provocando", avaliou.
"Pelo fato da ação ser fora da disputa da bola, seria sim sujeito a uma revisão e a uma expulsão por conduta violenta. E isso pode ser três jogos de suspensão em um torneio curto. É uma coisa que ele vai ter que se acostumar, com essas provocações", finalizou.
Próximos jogos do Brasil
México (F): a confirmar - Amistoso
Estados Unidos (F): 12/6, 20h (de Brasília) - Amistoso
Costa Rica (N): 24/6, 22h (de Brasília) - Copa América
