Fora de combate desde o final de outubro, quando sofreu uma lesão muscular na coxa após partida contra o Sevilla, pela Champions League, Gabriel Jesus foi motivo de polêmica nos bastidores. E tudo por conta da convocação do atacante para a seleção brasileira, mesmo lesionado, para os próximos compromissos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Nos bastidores, a postura gerou descontentamento por parte do Arsenal, clube do jogador.
Nesta segunda-feira (13), em coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Rodrigo Lasmar, médico da seleção, falou sobre a situação envolvendo o atacante e afirmou que acompanha a situação de Jesus desde a lesão, mantendo contato com o atleta e o seu clube.
Lasmar também evitou cravar quando Jesus estará a disposição - e se poderá entrar em campo ainda nesta Data Fifa -, mas revelou que a sua convocação faz parte de uma filosofia de trabalho do técnico Fernando Diniz, para que o atleta possa ser acompanhado de perto no dia a dia.
"Estamos acompanhando a situação do jogador desde que se lesionou. Temos mantido contato com o departamento médico do clube e com o atleta. Está se recuperando de uma lesão muscular na posterior da coxa direita", começou por dizer.
"Está em adaptação no campo e o fato de trazermos o jogador é uma filosofia do Diniz para tê-lo perto, acompanhar o dia a dia. Assim que ele chegar, passará por toda as avaliações. Não estamos falando quando ele jogará, convocamos um jogador a mais nesta lista, mas é um jogador que se colocou à disposição desde o início para se apresentar à seleção", concluiu.
Nos Gunners, o clube londrino tinha a expectativa de que o jogador ficasse fora no mínimo até depois da Data Fifa, ou seja, até a última semana de novembro. Em entrevista à ESPN, Mikel Arteta, técnico da equipe, se mostrou visivelmente incomodado com a situação.
"Não sei (como está a situação), vou falar com os médicos e com ele (Gabriel Jesus), porque não fez nenhum treinamento com a gente. Está longe de trabalhar com a equipe, mas é uma comunicação interna entre clube e seleção. A primeira intenção é sempre buscar o melhor para o jogador", disse Arteta, em entrevista exclusiva após a vitória do Arsenal sobre o Burnley, no último sábado (11), pela Premier League.
Gabriel Jesus soma 11 partidas na temporada, entre Premier League, Champions League e Copa da Liga Inglesa, com quatro gols marcados.
Pela seleção, ele esteve em campo nos quatro jogos das eliminatórias, todos sob comando de Diniz.
O Brasil volta a campo pelas eliminatórias contra a Colômbia, em Barranquilla, no dia 16 de novembro, e em seguida, no dia 21, recebe a Argentina, no Maracanã.
Próximos jogos da seleção brasileira
Colômbia (F) - 16/11, 21h (de Brasília) - Eliminatórias Copa-2026
Argentina (C) - 21/11, 21h30 (de Brasília) - Eliminatórias Copa-2026
Equador (C) - 04/09, horário a definir - Eliminatórias Copa-2026