<
>

Goleiro do Santos, John esperou mais de quatro anos para ser titular e virar destaque

play
A mensagem do Santos no Dia da Consciência Negra: 'Todo dia tem que ser dia de negro' (1:53)

Via Instagram @santosfc | Clube alvinegro usou sua plataforma para passar mensagem no Dia da Consciência Negra (1:53)

Com a ausência de João Paulo, coube a John defender a meta do Santos nos últimos jogos. Ele deverá ser mantido pelo técnico Cuca como titular da equipe alvinegra na partida contra o Sport, que será realizada neste sábado, às 17h (de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.

Nascido em Diadema, o jovem ficou por cinco temporadas no São Paulo - dos 10 aos 15 anos.

Ele chegou à Vila Belmiro em 2011 depois de passar em um teste e foi sempre considerado um dos arqueiros mais promissores da base.

O jogador foi chamado para a seleção brasileira sub-17 e disputou três Copas São Paulo de Futebol Júnior (sendo campeão em 2014, ao lado de João Paulo), antes de subir ao time profissional, em 2016.

A primeira partida de John foi o amistoso contra o Benfica, em comemoração ao centenário da Vila Belmiro. O jovem entrou no segundo tempo do jogo, que terminou em 1 a 1.

Sem espaço na equipe alvinegra, ele foi emprestado no ano passado para jogar a Série A2 do Paulistão pela Portuguesa Santista.

Na Briosa, John foi titular em toda campanha – fez 19 jogos – e ajudou a equipe a terminar na segunda posição da primeira fase. Em seguida, ele voltou ao Santos para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-23 e recebeu propostas por empréstimo de Juventude-RS e Confiança-SE, além de sondagens de Paraná e Náutico.

Apesar disso, John não foi liberado e começou 2020 como quarta opção do gol antes de ver seu destino mudar. Éverson começou a temporada, porém, em julho entrou na justiça contra o clube, e foi negociado para o Atlético-MG. Vladimir fez seis jogos, mas sofreu uma lesão no dedo do pé direito e precisou passar por uma cirurgia. João Paulo, que se firmou como titular nos últimos meses, foi diagnosticado com o coronavírus às vésperas da partida contra o Internacional, em 14 de novembro, na Vila Belmiro.

Coube a John estrear em jogos oficiais na vitória sobre o então líder do Brasileiro e foi eleito o melhor em campo.

Depois, o arqueiro jogou na derrota para o Athletico-PR e na vitória sobre a LDU pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Com contrato até dezembro de 2023 com o time alvinegro, o goleiro tem passaporte europeu e despertou a cobiça de clubes da Itália e da França, segundo o UOL. A multa contratual é de 70 milhões de euros (R$ 446 milhões) para times de fora do Brasil.