<
>

Arábia Saudita divulga projeto ousado de estádio para mais de 92 mil para ser 'casa' da seleção

play
Revolucionário! Arábia Saudita divulga projeto inusitado de estádio para mais de 90 mil pessoas para ser casa da seleção; VEJA (1:23)

País irá receber a Copa do Mundo em 2034 (1:23)

O Governo da Arábia Saudita divulgou nesta segunda-feira (18) o projeto do Estádio Rei Salman, arena futurista que será construída em Riade, capital do país, visando a Copa do Mundo 2034.

Assinado pelo escritório norte-americano Populous, que é especialista em praças esportivas, o estádio tem data de inauguração estimada para o final de 2029 e passará a ser "casa" da seleção nacional.

Com capacidade para 92 mil torcedores, ela será "a maior arena da Arábia Saudita e uma das maiores do mundo", segundo os responsáveis pela construção.

Além do estádio, o projeto prevê a construção de um gigantesco complexo em um terreno ao lado do Parque Rei Abdulaziz, em Riade, que terá opções de entretenimento, áreas comerciais, parques de diversão e outras instalações esportivas, como um centro aquático e uma pista de atletismo.

Segundo o Populous, o design foi inspirado no "hipnotizante relevo natural" da Arábia Saudita, lembrando uma "semente que germina e quebra o solo" ao nascer.

A arena terá um camarote especial para a família real saudita, além de diversos camarotes, 300 assentos para "super-VIPs" e mais 2,2 mil para VIPs.

A construção prevê a instalação de diversos telões de altíssima definição, além de jardins e até um espaço de caminhada nas coberturas com vistas panorâmicas para o Parque Rei Abdulaziz.

Ainda segundo o escritório, os assentos serão montados "de forma mais compacta possível" para "possibilitar a melhor visão possível" a todos os espectadores, além de criar uma "atmosfera intimista".

Não há confirmação oficial, mas o novo megaestádio deve receber tanto a abertura quanto a final do Mundial de 2034, já que será a arena com maior capacidade de público do evento.

Vale citar que, dos 15 locais de jogo previstos para a Copa 2034, apenas quatro já existem, enquanto outros 11 ainda serão construídos - inclusive o Rei Salman.