<
>

ESPN Bola de Prata Sportingbet: Mais jovem convocada pela seleção, Aline Gomes crava seu nome entre as melhores atacantes do Brasil e leva prêmio

Aline Gomes, da Ferroviária, venceu o Bola de Prata como atacante Dalton Cara/Arte ESPN

Artilheira, versátil, capaz de transformar um pedaço de grama em latifúndio e a Fonte Luminosa em esperança para o futuro. São com essas credenciais que Aline Gomes se garantiu, nesta quinta-feira (7), como melhor atacante do país pelo prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet.

Aos 18 anos, a atacante da Ferroviária consolida um ano histórico na carreira, fatura três prêmios e se junta a uma seleção repleta de craques que abrilhantaram o futebol feminino em 2023.

Peça fundamental na campanha que levou a Ferrinha ao vice-campeonato brasileiro, com participação em um terço dos gols da equipe, e titular em 16 dos 19 jogos no campeonato, a camisa 7 ultrapassou os limites de Araraquara.

Depois do título do Sul-Americano sub-17 e as participações nos mundiais sub-17 e sub-20, com o qual ajudou no terceiro lugar inédito da seleção, a joia do interior paulista impressionou até mesmo a então técnica do Brasil, Pia Sundhage, que destacou a potência da atleta nos contra-ataques.

“A maneira como Aline decolou, como ela leva as jogadoras, usa o espaço, é uma ameaça nas pontas. Tem sido realmente impressionante”, disse a treinadora em entrevista coletiva.

Com a convocação como uma das três suplentes, a atacante se tornou a brasileira mais jovem da história em uma lista de Copa do Mundo feminina. Mesmo sem entrar em campo, o convite para a Austrália e a Nova Zelândia foi apenas uma das consequências de uma temporada histórica.

Ao todo, foram 31 jogos, 13 gols e cinco assistências. Artilheira da Ferrinha no ano, ela foi uma das principais goleadoras do Brasileiro, balançando as redes em 10 ocasiões.

Com uma maturidade em campo inversamente proporcional à pouca idade fora dele, Aline agora materializa seu terceiro ano no profissional e crava seu nome com três prêmios, incluindo o de melhor atacante, revelação do ano e Bola de Ouro de 2023.