Depois de ficar cinco jogos sem vencer pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se recuperou com uma boa vitória sobre o Fortaleza, por 3 a 1. No jogo, o Verdão contou com alguns destaques individuais que acabaram entrando na seleção na 16ª rodada no prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet 2023.
O goleiro Weverton, vencedor do prêmio em 2018 e 2020, foi o melhor da rodada após fazer três defesas importantíssimas. O lateral direito Mayke, que fez uma assistência, além de entrar na seleção da rodada, voltou à seleção geral do campeonato, pegando o lugar de Tinga, do Fortaleza. Já o meia Raphael Veiga, que fez o segundo gol do jogo, e se tornou o maior artilheiro do Allianz Parque, também entrou na seleção da rodada.

*Conteúdo oferecido pela Sportingbet.tv
Grêmio, Coritiba e Athletico-PR, que venceram nessa 16ª rodada, foram bem também na seleção da rodada, emplacando dois jogadores cada. Santos, Goiás e Flamengo completaram o time ideal, que teve como maior pontuador o centroavante Marcos Leonardo, do Peixe, autor de dois gols no empate por 2 a 2 contra o líder Botafogo. O atacante do Santos, que havia sido o melhor da 14ª rodada, repetiu o feito agora, duas rodadas depois.
A seleção da 16ª rodada do Bola de Prata foi essa: Weverton (Palmeiras); Mayke (Palmeiras), Kuscevic (Coritiba), Kannemann (Grêmio) e Sander (Goiás); Ronald (Grêmio), Christian (Athletico-PR), Raphael Veiga (Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo); Vítor Roque (Athletico-PR) e Marcos Leonardo (Santos). Técnico: Thiago Kosloski (Coritiba)
Na seleção geral do campeonato, além da entrada do lateral direito Mayke, outra mudança foi na lateral esquerda, onde Marçal, do Botafogo, pegou o lugar de Juninho Capixaba, do Red Bull Bragantino. Com isso, o líder Botafogo passou a ter sete jogadores na seleção do Bola de Prata. Na história da premiação, três times conseguiram fechar o Brasileirão com sete jogadores premiados: Flamengo (2019), Atlético-MG (2021) e Palmeiras (2022). O Fogão tem ainda a chance de quebrar esse recorde neste campeonato. Já entre os treinadores, Renato Gaúcho assumiu a liderança, desbancando Dorival Júnior.
A seleção do Bola de Prata 2023 ao final da 16ª rodada ficou assim: Lucas Perri (Botafogo); Mayke (Palmeiras), Adryelson (Botafogo), Víctor Cuesta (Botafogo) e Marçal (Botafogo); Villasanti (Grêmio), Tchê Tchê (Botafogo), Eduardo (Botafogo) e Gerson (Flamengo); Tiquinho Soares (Botafogo) e Luis Suárez (Grêmio). Técnico: Renato Gaúcho (Grêmio)
Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.
Melhores de cada rodada no prêmio Bola de Prata ESPN 2023:
1ª rodada: John Kennedy (Fluminense), 7,03
2ª rodada: Maurício (Internacional) 7,10
3ª rodada: Moisés (Fortaleza) 7,88
4ª rodada: Raphael Veiga (Palmeiras) 6,88
5ª rodada: Raphael Veiga (Palmeiras) 7,46
6ª rodada: João Paulo (Santos), 7,47
7ª rodada: Luis Suárez (Grêmio), 7,77
8ª rodada: Cássio (Corinthians), 7,20
9ª rodada: Ayrton Lucas (Flamengo), 7,57
10ª rodada: Tiquinho Soares (Botafogo), 7,01
11ª rodada: Henry Mosquera (RB Bragantino), 7,53
12ª rodada: Luis Suárez (Grêmio), 7,13
13ª rodada: Arrascaeta (Flamengo), 7,37
14ª rodada: Marcos Leonardo (Santos), 7,13
15ª rodada: Calleri (São Paulo), 7,12
16ª rodada: Marcos Leonardo (Santos), 6,65