Nesta segunda-feira (28), o Barcelona conquistou a Uefa Youth League, a Champions League sub-19, pela terceira vez em sua história, se isolando como o maior campeão da competição, superando o Chelsea.
A equipe espanhola venceu o Trabzonspor, da Turquia, por 4 a 1 na grande decisão. E o destaque fica para o banco de reservas: a equipe é comandada pelo ex-lateral Belletti, autor do gol do título da Champions de 2006.
Considerado o "técnico do futuro" do Barcelona pela imprensa catalã, Belletti assumiu a equipe em julho de 2024, depois de ser técnico do sub-20 do São Paulo, no Brasil.
Na Youth League deste ano, o Barcelona eliminou o Dinamo Zagreb, da Croácia, nos pênaltis na fase de 32 avos de final, e venceu Aston Villa, Stuttgart e AZ Alkmaar na sequência para chegar à decisão - no torneio, todo o mata-mata é em jogo único.
Na decisão, a equipe demorou apenas 11 minutos para abrir o placar contra os turcos, com gol de Ibrahim Diarra. Aos 18, o placar já mostrava 2 a 0 para os catalães graças ao gol de Andrés Cuenca.
Aos 12 do segundo tempo, Hugo Alba, que não tem ligação com Jordi Alba, anotou o terceiro. Diarra voltou a balançar as redes 11 minutos depois e transformou em goleada. Os turcos ainda diminuíram com Tibukoglu aos 43 do 2º tempo, mas nada que evitasse a festa dos comandados de Belletti.
