<
>

Flamengo oficializa português Paulo Sousa como novo treinador do clube para 2022

play
Eugênio Leal analisa Paulo Sousa: últimos trabalhos, ideias e 'alma de explorador' (2:57)

Aos 51 anos, ele acumula passagens por clubes da Europa, em especial na Inglaterra. Paulo Sousa já treinou o QPR e o Leicester City, além do Swansea, de País de Gales. (2:57)

Técnico português Paulo Sousa, de 51 anos, foi confirmado como novo treinador do Flamengo para a temporada 2022


Agora é oficial! Paulo Sousa é o novo treinador do Flamengo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelas redes sociais do clube. O técnico chega ao Rio de Janeiro para um contrato de duas temporadas.

O português de 51 anos estava desde janeiro de 2021 no comando da seleção da Polônia, e foi o escolhido por Marcos Braz e Bruno Spindel após as conversas com Jorge Jesus, que ainda estava à frente do Benfica, não avançarem nos últimos dias. Para assumir o clube, ele aceitou pagar a multa de 300 mil euros, aproximadamente R$ 2 milhões, para sair do antigo emprego.

Paulo Sousa chega ao Rio de Janeiro acompanhado de uma comissão técnica robusta, principal objetivo dos dirigentes rubro-negros desde a saída de Jorge Jesus, em julho de 2020. Com Domènec Torrent, Rogério Ceni e Renato Gaúcho, apenas dois auxiliares acompanharam os treinadores.

Treinador em equipes principais desde 2008, quando assumiu o Queens Park Rangers, Paulo Sousa teve passagens por Leicester e Swansea no Reino Unido.

Além disso, o português treinou Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel), Basel (Suíça), Fiorentina (Itália), Tiangin Quantian (China) e Bordeaux (França). O trabalhou mais recente era à frente da seleção polonesa, ainda com chances de garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Em seu primeiro trabalho na América do Sul, Paulo Sousa é o 13º técnico estrangeiro de toda a história do Flamengo, sendo o 4º português.

Veja abaixo os comandantes de fora do Brasil que já estiveram à frente do Rubro-Negro:

Ramón Platero (Uruguai), Juan Carlos Bertone (Uruguai), Charles Williams (Inglaterra), Izidor Kruschner (Hungria), Ernesto Santos (Portugal), Cândido de Oliveira (Portugal), Fleitas Solich (Paraguai), Armando Renganeschi (Argentina), Modesto Bria (Paraguai), Reinaldo Rueda (Colômbia), Jorge Jesus (Portugal) e Domenec Torrent (Espanha).

A principal missão de Paulo Sousa é recolocar o Flamengo no topo da América.

Conquistar a Conmebol Libertadores em 2022 é o principal objetivo esportivo do clube, que ainda terá pela frente as disputas da Supercopa do Brasil, do Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil no próximo calendário.

play
2:20

Paulo Sousa no Flamengo; veja os números dos últimos trabalhos do treinador português

A intenção do Flamengo é ter Paulo Sousa já na reapresentação do clube, marcada para o dia 10 de janeiro, no Ninho do Urubu. O treinador ficará alguns dias na Europa para agilizar questões burocráticas e finalizar a mudança.