<
>

Lenda do Newcastle se aposenta aos 38 anos após vencer luta contra o câncer

Jogador histórico do Newcastle e titular da Argentina na Copa do Mundo de 2010, Jonás Gutiérrez encerrou a carreira como jogador profissional


Um dos principais jogadores da história recente do Newcastle, Jonás Gutiérrez se aposentou do futebol profissional nesta semana aos 38 anos. O meia argentino estava no Club Almagro e pendurou as chuteiras ao final da segunda divisão do Campeonato Argentino nesta segunda-feira (15).

Formado no Vélez Sarsfield, Gutiérrez chegou ao Newcastle em 2008 após três anos no Mallorca, da Espanha. Ele disputou 205 partidas com a camisa dos Magpies, assinou 12 gols e 27 assistências pelo clube e conquistou o título da Championship, a segunda divisão inglesa, em 2009-10.

Todos os jogos do Newcastle pela Premier League têm transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Meia de origem, Gutiérrez disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, como lateral-direito titular da Argentina. Durante a preparação para o Mundial, o técnico Diego Maradona chegou a dizer que a seleção seria “Mascherano, Messi, Jonás e mais oito”.

Ao todo, ele disputou 22 jogos com a camisa albiceleste e marcou um gol. Ele também teve passagens por Norwich, Deportivo La Coruña, Defensa y Justicia, Independiente e Banfield antes de se aposentar pelo Almagro.

Superação do câncer

Em setembro de 2014, Gutiérrez revelou que estava tratando de um câncer no testículo com quimioterapia. Ele havia descoberto a doença em 2013, após sentir dores fortes na região por conta de uma colisão durante partida contra o Arsenal.

O meia argentino completou o tratamento no final do ano, voltou a jogar em 2015 e salvou o Newcastle do rebaixamento com um gol e uma assistência diante do West Ham, na última partida da temporada. Mesmo assim, ele acabou dispensado após 7 anos.

Recado de amigo

Pendurando as chuteiras, Gutiérrez recebeu um recado emocionado do zagueiro Fabricio Coloccini, seu companheiro de Newcastle e seleção argentina e um de seus amigos mais próximos no meio do futebol.

Encerrou uma carreira bonita, vitoriosa e exemplar de que sou orgulhoso de compartilhar ao seu lado. Falo de você quando falo de perseverança, consistência, força, humildade, lealdade, alegria, profissionalismo e, acima de tudo, amizade”.