<
>

Por que único confronto entre Solskjaer e Guardiola como jogadores faz parte da história da Euro

Na Euro 2000, a Noruega de Solskjaer conseguiu bater a Espanha de Guardiola no único triunfo da seleção no torneio europeu


Hoje, Ole Gunnar Solskjaer e Pep Guardiola dividem rivalidade como técnicos no clássico entre Manchester United e Manchester City, cujo novo capítulo será escrito neste sábado (6), às 9h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Mas, quando jogadores, apesar de atuarem em grandes equipes em grande parte de suas carreiras, os dois se enfrentaram somente em uma ocasião, na fase de grupos da Eurocopa de 2000.

Na abertura do grupo C, a Espanha de Pep Guardiola e Raúl González encararia a Noruega de Ole Solskjaer e Tore André Flo como grande favorita. Dentro de campo, o que se viu, porém, foi outra coisa.

Com gol aos 21 minutos da segunda etapa de Steffen Iversen, os noruegueses saíram com triunfo histórico do estádio De Kuip. Na única participação da equipe no torneio, aquela foi a única vitória.

Além disso, a partida foi uma das únicas três que a Noruega venceu em torneios de seleção, somando as outras duas em Copa do Mundo (incluindo uma contra o Brasil).

No final daquela fase de grupos, a Espanha ficou no topo da chave com seis pontos, enquanto os noruegueses deram adeus na terceira posição.

Como técnicos, os enfrentamentos entre a dupla são mais comuns. Ao todo, em oito jogos, Solskjaer leva a vantagem com quatro triunfos contra três de Guardiola. Basta saber se esse retrospecto seguirá positivo após o próximo final de semana.