Dois dias após seguir a Premier League e anunciar o veto da saída de atletas convocados para seleções sul-americanas na próxima Data Fifa, LaLiga e os clubes da Espanha realizaram uma reunião na qual foi acordadada a firme posição de não liberar atletas para seleções que façam parte da Conmebol.
LaLiga e os clubes devem tomar medidas cautelares perante o órgão judicial competente, neste caso, a Fifa, que aumentou em dois dias o período no qual os atletas ficariam com suas respectivas seleções da América do Sul, causando um desequilíbrio no calendário europeu.
Além disso, existe uma grande preocupação com infecções da COVID-19, muito por conta das novas variantes da doença. LaLiga e os clubes informarão aos atletas que esperem, mas, em um primeiro momento, não serão liberados às seleções.
Por outro lado, LaLiga concedeu à Concacaf e a Uefa um período limite de dez dias para a próxima Data Fifa. A organização entre que o período é cabível para a disputa dos três compromissos sem que coloque em xeque o calendário espanhol.
Por fim, LaLiga ainda cutucou a Fifa, ao deixar claro que todo o imbróglio vivido pelas ligas europeias para liberarem seus atletas foi causado pela entidade, que permitiu um maior número de jogos no próximo compromisso entre seleções, sem levar em conta períodos de quarentena no retorno aos países e possível infecção com novas variantes da COVID-19.
