<
>

Brasileiro: Juventude bate a Chapecoense, se afasta do Z-4 e mantém rival sem vitória na competição

O Juventude bateu a Chapecoense por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, nesta segunda-feira (26), em duelo direto contra o rebaixamento, pela 13ª rodada do Brasileirão. Matheus Peixoto garantiu o triunfo do time jaconero, que não vencia há quatro jogos.

A equipe de Caxias do Sul logo abriu o marcador, aos 4 minutos. Paulo Henrique serviu o artilheiro, que cabeceou no cantinho, sem chances para João Paulo.

Com a vantagem no placar, os donos da casa tiveram o domínio da partida durante quase todo o primeiro tempo. A Chape só deu o primeiro chute ao gol aos 30 minutos, com a boa jogada de Felipe Baxola, que obrigou Carné a trabalhar.

Antes do intervalo, o Juventude ainda teve a chance de ampliar com Wescley, mas João Paulo defendeu e evitou que o time catarinense levasse o segundo gol.

O Verdão do Oeste voltou melhor para a etapa final e a entrada de Fernandinho no lugar de Moisés Ribeiro surtiu efeito. A equipe passou a ter maior posse de bole, mas tinha dificuldade de finalizar. A melhor oportunidade veio na cabeçada de Perotti, que acabou indo por cima do gol.

Até que o time jaconero engatou um rápido contra-ataque e chegou a ampliar com Bruninho, mas o gol foi anulado, pois a bola desviou no braço de Chico antes de entrar.

Já nos acréscimos, Ignácio prendeu o pé no gramado e deixou o campo chorando de dor. Como já tinha feito as cinco alterações, a Chape terminou a partida com um menos e o zagueiro virou preocupação para Jair Ventura.

Situação do campeonato

Com o resultado, o time de Caxias do Sul respira, se afasta do Z-4 e é 12º colocado, com 16 pontos. Já a Chape segue sem vencer e na lanterna, com apenas quatro pontos somados em 13 jogos.

O cara: Matheus Peixoto

O centroavante aproveitou o bom passe de Paulo Henrique e cabeceou no cantinho para marcar o gol da vitória do time de Caxias do Sul. Ele assumiu a artilharia do campeonato, ao lado de Gilberto, do Bahia, com 7 bolas na rede.

Fim do tabu

O time gaúcho não vencia o catarinense há mais de 10 anos. O último triunfo jaconero ocorreu na Série C de 2010, quando aplicou 2 a 1 no adversário.

Nos dois últimos jogos, válidos pela Série B do ano passado, as duas equipes empataram no Alfredo Jaconi e a Chape venceu na Arena Condá.

Próximos jogos

O Verdão do Oeste enfrenta o Santos no domingo (1), às 18h15, na Arena Condá. Já o Juventude não joga no próximo final de semana e só volta a campo no outro domingo (8), quando recebe o Atlético-MG, no Alfredo Jaconi, às 16h. A partida contra o Fluminense, válida pela 14ª rodada, foi adiada, pois o Tricolor tem compromisso atrasado pelo Conmebol Libertadores.

Ficha técnica

Juventude 1 x 0 Chapecoese

GOLS: Juventude: Matheus Peixoto (3' do 1º T)

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Didi e William Matheus; Jadson, Dawhan (Bruninho), Matheus Jesus (Capixaba) e Wescley (Chico); Sorriso (Cleberson) e Matheus Peixoto. Técnico: Eduardo Barros (auxiliar)

CHAPECOENSE: João Paulo; Matheus Ribeiro, Ignácio, Derlan (Fabinho) e Busanello; Moisés (Fernandinho), Léo Gomes (Foguinho), Anderson Leite e Baxola (Lima); Perotti e Geuvânio (Kaio Nunes). Técnico: Jair Ventura