<
>

Copa da Itália: Juventus bate Atalanta com gol de herói improvável e conquista 14º título

play
Festa da Juventus no vestiário tem Dybala ensandecido e comando do capitão Bonucci; veja (0:30)

Juventus venceu a Atalanta por 2 a 1 e conquistou a Copa da Itália nesta quarta-feira (0:30)

Nesta quarta-feira (19) o grito de campeão foi entoado pela torcida da Juventus. No estádio Città del Tricolore, casa do Sassuolo, a Velha Senhora venceu a Atalanta por 2 a 1, na decisão da Copa da Itália, e conquistou o título. Os gols da equipe de Turim foram marcados por Kulusevski e Chiesa, que foi o 'herói improvável' da conquista.

Este foi o 14º título da Copa da Itália conquistado pela Juventus, que não levantava a taça da competição desde a temporada 2017/18. O clube de Turim segue sendo o maior campeão da disputa, com larga vantagem sobre os rivais Roma (9), Lazio (7), Inter de Milão (7), Napoli (6) e Milan (5).

A Atalanta, por sua vez, segue sem vencer um título no futebol italiano desde a temporada 2010/11, quando faturou a Série B do Campeonato Italiano, e desde 1963 não fatura a Copa Itália, competição que possuiu uma única conquista.

O torneio também amenizou a fraca temporada da Velha Senhora, que deixou a desejar no Campeonato Italiano e também na Champions League. Além disso, o técnico Andrea Pirlo conquistou o seu segundo título à frente do clube de Turim, após a conquista da Supercopa da Itália, ainda em 2020.

A primeira etapa terminou empatada em 1 a 1, com as duas equipes marcando a partir dos 30 minutos de jogo. Primeiro com Kulusevski, aos 30. O atacante sueco inicou jogada após ser acionado por Cuadrado, tabelou com Cristiano Ronaldo, que ficou caído no chão, mas depois recebeu de McKennie, que devolveu e então estufou as redes com um chute de primeira, com curva, e no ângulo do goleiro Gollini.

Aos 41, a Atalanta foi buscar com gol de Malinovskyi. Hateboer, que iniciou a jogada, cruzou para trás de primeira, após ser acionado por Freuler. O atacante ucraniano dominou e chutou forte para vencer Buffon.

O gol do título da Juventus saiu apenas aos 27 minutos do segundo tempo, após o atacante levar a melhor em jogada com o zagueiro ítalo-brasileiro Rafael Tolói e tocar na saída do goleiro Gollini. Juve 2 a 1 Atalanta e festa da torcida do clube de Turim.

O cara

Autor do gol do título, Chiesa começou entre os titulares e teve várias chances de marcar, inclusive colocando uma bola na trave no segundo tempo. Entretanto, aos 27 minutos, o atacante enfim balançou as redes e confirmou a conquista da Juve.

play
0:30

Festa da Juventus no vestiário tem Dybala ensandecido e comando do capitão Bonucci; veja

Juventus venceu a Atalanta por 2 a 1 e conquistou a Copa da Itália nesta quarta-feira

Foi mal

Principal referência defensiva da Atalanta, o zagueiro ítalo-brasileiro Rafael Tolói não só perdeu a disputa para Chiesa no segundo gol da Juventus, como também foi expulso por reclamação, mesmo no banco de reservas após ser substituído no segundo tempo.

Próximos jogos

Agora a Juventus foca na despedida oficial da temporada 2020/21 e na briga por uma vaga na próxima Champions League. No próximo domingo (23), a Velha Senhora encara o Bologna, fora de casa, pela última rodada do Campeonato Italiano, e como atualmente ocupa o 5º lugar na tabela, com 75 pontos, precisa vencer este último jogo e ainda torcer por um tropeço do Napoli ou do Milan, 4º e 3º colocados com 76 pontos, respectivamente, para assegurar a tão sonhada vaga.

Já a Atalanta, que tem vaga bem encaminhada para a próxima edição da competição continental, encara o Milan, em casa, também no domingo, e um empate já basta para que a equipe de Bérgamo, atual vice-líder com 78 pontos, se garanta entre os quatro primeiros da tabela.