Sem clube desde que deixou o Grêmio, Renato Gaúcho foi o convidado do programa Bem Amigos!, do SporTV, da última segunda-feira (10). Dentre os assuntos abordados, o treinador falou sobre o trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras.
Renato citou o português ao falar sobre a pressão que os técncios vivem no futebol brasileiro. Vale lembrar que Abel Ferreira foi campeão da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil, mas, por conta da eliminação no Mundial de Clubes nas semifinais, e os vices na Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, viu o trabalho ser questionado.
“Na final da Copa do Brasil conversei bastante com o Abel, técnico do Palmeiras. É um grande técnico. Eu fiquei surpreso que no Palmeiras, o Abel, que conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil e depois perdeu a Recopa, parecia que não tinha ganho nada. Infelizmente, as pessoas esquecem de repente. Lógico que todo mundo quer ganhar, mas não dá pra ganhar tudo”, afirmou o ex-técnico do Grêmio.
“As pessoas esquecem do trabalho e das conquistas de um treinador da noite para o dia, e não pode ser assim. É difícil de entender. Hoje em dia, no Brasil, com essas redes sociais, você disputa cinco competições em um clube e todo mundo quer que você ganhe as cinco. Mas os outros também querem ganhar, os outros trabalham para isso. É muito difícil ser campeão, mas as pessoas acham que há uma facilidade em todas as competições e você tem que ganhar. E não é assim”, completou.
A fala sobre o português repercutiu e Abel Ferreira agradeceu. O comandante do Palmeiras retribuiu a admiração e o respeito por Renato e citou outros grandes treinadores que o receberam de braços abertos no Brasil.
"Não são os títulos ou troféus que te definem como homem ou atleta ou treinador. Para mim, ser campeão é muito mais do que levantar taças, é uma atitude diária e permanente na minha vida e na minha profissão.
"É ganhar o respeito dos meus jogadores e ajudá-los, criar laços dentro do clube. Ganhar títulos é ter o respeito dos que comigo trabalham e dos meus companheiros de profissão, como foi o caso do Luiz Felipe Scolari, do Guto Ferreira, do Paulo Autuori, do Diniz, do Thiago Larghi, do grande Renato, do Abel Braga entre outros, que pessoalmente me mostraram respeito e admiração".
"O meu muito obrigado a eles, de coração. Esses, sim, são os troféus que quero e vou levar do Brasil, esse respeito e admiração que tenho pelos meus, e que ganhei dos demais. Para mim, isso é ser campeão!".
