<
>

Desprezado no Barcelona vira carrasco do Benfica de Jorge Jesus e brilha em Portugal

Destaque do Braga, de Portugal, Abel Ruiz foi astro da seleção espanhola sub-17 que venceu o Europeu e foi vice-campeã do Mundial em 2017. O jogador foi considerado uma das grandes promessas das categorias de base do Barcelona nos últimos anos.

Após jogar três temporadas pelo Barça B, Abel Ruiz estreou no time principal em um jogo de LaLiga em 2019 contra o Getafe. Ele entrou no segundo tempo e deixou uma boa impressão na vitória por 2 a 0.

Apesar de toda badalação que recebeu desde a formação em La Masía, o jogador não teve espaço no elenco blaugrana.

Emprestado na metade da temporada anterior ao Braga, ele marcou dois gols em oito partidas. As boas atuações fizeram o time português comprar em definitivo o jovem espanhol por apenas oito milhões de euros.

Na atual temporada, ele teve atuações de destaque na classificação contra o Porto nas semifinais da Taça de Portugal. O espanhol balançou a redes duas vezes na vitória do Braga por 3 a 2, que garantiu uma vaga para o time na final da competição.

Além disso, ele fez um gol no triunfo por 2 a 1 contra o Benfica, comandado por Jorge Jesus, na Taça da Liga de Portugal. O resultado eliminou a equipe de Lisboa da competição, que terminou com o Braga na segunda colocação.

Abel virou titular do Braga, que atualmente ocupa a segunda posição do Campeonato Português e briga por uma vaga na próxima edição da Champions League. O jogador de 21 anos marcou nove gols em 26 jogos na atual temporada.