Faltam cinco dias. Neste sábado (30), Palmeiras e Santos entram no Maracanã em busca do título da Conmebol Libertadores de 2020. Dois dos times com mais participações no torneio continental, as duas equipes contrastam quando o assunto é duelos contra arquirrivais pela competição.
O FOX Sports transmite ao vivo a final da Conmebol Libertadores, entre Palmeiras e Santos, no próximo sábado, 30 de janeiro, a partir das 17h (horário de Brasília). A decisão também terá cobertura em tempo real do ESPN.com.br, com VÍDEOS de lances e gols.
Tricampeão da disputa com conquistas em 1962, 1963 e 2011, o Santos só tem um confronto contra um dos três rivais de São Paulo. Foi na edição de 2012. Na semifinal, diante do Corinthians, o time de Neymar, Ganso e companhia perdeu em casa por 1 a 0 e com o empate em 1 a 1 na volta, no Pacaembu, viu a equipe de Tite, Emerson Sheik e Guerrero ir à final pela primeira e única vez - acabou campeã em cima do Boca Juniors.
Por outro lado, o Palmeiras tem um longo histórico de confrontos importantes contra arquirrivais na Libertadores. Curiosamente, existe um antagonismo em relação aos times enfrentados. Enquanto o clube costuma se dar bem contra o Corinthians, a situação é bem diferente em relação ao São Paulo.
Abel Ferreira responde sobre usar titulares do Palmeiras antes da Libertadores e chance de Felipe Melo jogar a final
Time alviverde foi derrotado no último domingo pelo Ceará no Castelão
São Paulo como pesadelo
Em 1974, os gigantes alviverde e tricolor estiveram no mesmo grupo. Apenas um time se classificaria para a fase seguinte, e o São Paulo não deu chances ao rival. Mesmo com a chamada Segunda Academia, o Palmeiras perdeu as duas partidas (2 a 0 e 2 a 1) e deu adeus. Na oportunidade, o time tricolor acabou como vice-campeão diante do Independiente, da Argentina.
Após 20 anos, os dois clubes fizeram mais um raio-x, desta vez nas oitavas de final. Após uma partida brilhante do goleiro Zetti, que parou o supertime do Palmeiras e garantiu o empate por 0 a 0, na ida, o São Paulo fez 2 a 1 no segundo jogo, no Morumbi, com direito a 'gol espírita' de Euller, e avançou mais uma vez. Perdeu a decisão para o Vélez Sarsfield, também da Argentina.
Cuca assume toda culpa por derrota do Santos e vê lado positivo para Libertadores: 'Ser mais humilde ainda'
Treinador falou sobre erros que o resultado contra o Goiás mostra: 'Significado melhor que uma má vitória'
E não parou por aí. Os dois times voltaram a se enfrentar, de novo pelas oitavas de final, nas edições de 2005 e 2006. Em ambas, o São Paulo se classificou. A mais polêmica delas aconteceu justamente na última oportunidade.
Após empate por 1 a 1, no Palestra Itália, o clube tricolor venceu no Morumbi por 2 a 1, mas com reclamações palmeirenses contra a arbitragem, que teria deixado de assinalar um pênalti de Fabão em Washington. O empate em 2 a 2 daria a vaga ao Palmeiras. O São Paulo acabou com o título após bater o Athletico-PR na primeira decisão do certame entre duas equipes do Brasil.
Corinthians como freguês
Mas em meio às eliminações para o São Paulo, o Palmeiras tem o Corinthians como freguês na Libertadores. As duas equipes fizeram confrontos épicos nas edições de 1999 e 2000. Na primeira delas, curiosamente, os dois caíram no mesmo grupo.
Logo na estreia, vitória alviverde por 1 a 0, no Morumbi. Ainda pela fase inicial, o rival alvinegro devolveu a derrota ao fazer 2 a 1. Os dois times voltaram a se encarar nas quartas de final. Após vencer na ida por 2 a 0, o Palmeiras viu o Corinthians fazer os mesmos 2 a 0 e levar a disputa para os pênaltis.
Mas na marca da cal, Dinei mandou no travessão e Vampeta parou em Marcos. Zinho cobrou a derradeira penalidade que deu a classificação ao Palmeiras, que veio a ser o campeão naquele ano superando na final o Deportivo Cali, da Colômbia.
Quis o destino que no ano seguinte, os dois times se enfrentassem de novo. E protagonizassem um dos duelos mais épicos de toda a história da Libertadores, desta vez, pelas semifinais. Na ida, no Morumbi, o Corinthians venceu por 4 a 3, com direito a um gol de Vampeta nos minutos finais.
Na volta, de virada, Galeano marcou o gol derradeiro na vitória por 3 a 2 que levou novamente o embate para os pênaltis. Naquela noite, no Morumbi, brilhou a estrela de 'São Marcos', que defendeu a última cobrança de Marcelinho Carioca, dando o triunfo de 5 a 4 ao atual campeão e a classificação para a final. Na decisão, o time caiu nos pênaltis para o Boca Juniors e ficou com o vice-campeonato.
Veja, abaixo, todos os embates de Santos e Palmeiras contra rivais diretos na Libertadores
Santos contra rivais diretos na Libertadores 2012 - Semifinal, eliminado
Santos 0 x 1 Corinthians
Corinthians 1 x 1 Santos
Palmeiras contra rivais diretos na Libertadores
2006 - Oitavas de final, eliminado
Palmeiras 1 x 1 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Palmeiras
2005 - Oitavas de final, eliminado
Palmeiras 0 x 1 São Paulo São Paulo 2 x 0 Palmeiras
2000 - Semifinal, classificado
Corinthians 4 x 3 Palmeiras
Palmeiras 3 x 2 Corinthians (5 a 4 nos pênaltis)
1999 - Quartas de final, classificado
Palmeiras 2 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Palmeiras (2 a 4 nos pênaltis)
1999 - Fase de grupos
Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Palmeiras
1994 - Oitavas de final, eliminado
Palmeiras 0 x 0 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Palmeiras
1974 - Fase de grupos
São Paulo 2 x 0 Palmeiras
Palmeiras 1 x 2 São Paulo