<
>

Borussia Dortmund demite técnico Lucien Favre e já anuncia substituto

O Borussia Dortmund anunciou a demissão do técnico Lucien Favre neste domingo, um dia após o time ter sido goleado por 5 a 1 para o Stuttgart em casa, pela Bundesliga. Foi o terceiro revés seguido no Signal Iduna Park dos aurinegros no campeonato.

Em nota, o clube informou que o suíço deixa o clube, assim como o seu auxiliar Manfred Stefes. O assistente Edin Terzic, de 38 anos, irá assumir o comando "até pelo menos o fim da temporada", sendo acompanhado por Sebastian Geppert, técnico do sub-17, e Otto Addo, ex-jogador do clube que vinha ocupando uma função de "treinador de talento".

O suíço somou 68 vitórias, 18 empates e 24 derrotas em 110 jogos à frente do Dortmund, período em que conquistou apenas a Supercopa da Alemanha de 2019. Ele havia sido contratado no meio de 2018, após ter trabalhado no Nice.

De acordo com levantamento da revista Kicker, ele teve o melhor aproveitamento de um técnico do BVB na história da Bundesliga, com uma média 2,09 pontos por jogo.

Favre até conseguiu alcançar um bom desempenho em determinado momento, viu o time apresentar evolução ao longo da temporada passada depois da mudança da formação para um 3-4-3. Porém, sua passagem também é marcada por uma instabilidade no desempenho e por reações impressionantes permitidas a diferentes adversários.

"Todos somos muito gratos ao Lucien Favre por seu grande trabalho nos últimos dois anos e meio, período em que ele e o time terminaram duas vezes em segundo. Além de qualquer dúvida, Lucien Favre é um grande profissional e pessoa", afirmou o diretor-executivo Hans-Joachim Watzke.

"Foi uma decisão difícil para tomarmos. No entanto, sentimos que estávamos em perigo de não alcançarmos nossos objetivos para a temporada depois desta difícil fase. É por isso que tivemos de tomar uma ação", afirmou o diretor de esportes Michael Zorc.

O Dortmund atualmente a quinta colocação da Bundesliga, está nas oitavas de final da Champions League e enfrentará o Eintracht Braunschweig na segunda fase da Copa da Alemanha.