<
>

São Paulo consegue o que só 4 fizeram nos pontos corridos com 20 times; veja quem foi campeão

Só o São Paulo pode se gabar de ter perdido apenas dois jogos no atual Campeonato Brasileiro. Um desempenho que nenhum outro time conseguiu em 2020 e bem poucos alcançaram nos últimos anos.

Desde que a competição adotou o atual formato, com 20 clubes e em pontos corridos, somente quatro times chegaram à 21ª rodada com apenas dois reveses: Fluminense-2012, Corinthians-2017, São Paulo-2018 e Palmeiras-2019. Só metade deles terminou com o título.

Fluminense e Corinthians foram os campeões. O Tricolor carioca de 2012 era o vice-líder na 21ª rodada, mas atropelou o Atlético-MG, enquanto o Timão de Fábio Carille, também contra o mesmo Galo, não deu chances e levantou a taça ao final.

Em 2018, o São Paulo de Diego Aguirre era líder do Brasileirão, com 45 pontos, três acima do Internacional e a oito do Palmeiras, que foi quem ficou com a taça - o Tricolor terminou em quinto.

Na temporada seguinte, o Palmeiras tinha duas derrotas, mas já estava atrás do futuro campeão, o Flamengo de Jorge Jesus. O Verdão acabou em terceiro, atrás dos cariocas e também do Santos, de Jorge Sampaoli.

Aqui, vale a ressalva: o Brasileirão-2020 está na 23ª rodada, mas o Tricolor tem dois jogos atrasados do primeiro turno, contra Goiás e Botafogo. Por isso, o levantamento usa como parâmetro os primeiros 21 jogos de cada campanha.

O São Paulo tem a chance de assumir a liderança isolada do Brasileirão na próxima quinta-feira (3), quando visita o Goiás, na Serrinha. Invicto há 14 rodadas, o time de Fernando Diniz soma 41 pontos, contra 42 do líder Atlético-MG, que tem duas partidas a mais.