<
>

Flamengo aproveita tropeço do São Paulo e volta ser maior favorito ao título; veja chances

A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro foi muito boa para o Flamengo. Além de vencer o Coritiba por 3 a 1, o time de Rogério Ceni contou com tropeços de quase todos os times do G-6, empatou em pontos com o líder Atlético-MG e voltou a ser favorito ao título.

É o que aponta nesta segunda-feira (23) o FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular as probabilidades jogo a jogo, avaliando a dificuldade dos jogos que restam para cada equipe.

Com 39 pontos e uma diferença de cinco gols de saldo para o Atlético-MG, o Flamengo tem 35% de chance de ser o campeão, enquanto o São Paulo, atual terceiro colocado com 37 e três jogos a menos, tem 31% de chance de terminar com o título.

O curioso é a projeção feita para o time de Belo Horizonte. Apesar de estar na ponta, o FiveThirtyEight calcula apenas 13% de chance de o clube mineiro levar a taça. Ou seja, é o terceiro na ordem de probabilidades.

Ainda no grupo dos seis primeiros, a cotação para o título é a seguinte: Palmeiras (6%), Internacional (3%) e Fluminense (1%). Destes apenas o último venceu na rodada e foi justamente ao bater a equipe colorada por 2 a 1, em Porto Alegre.

Santos (7º) e Grêmio (8º), que não estão entre os seis primeiros, são outros clubes que aparecem com chance de título. Os gremistas têm 9%, enquanto os santistas, 1%.

Na luta contra o rebaixamento, há muito mais candidatos, mas alguns parecem com a queda encaminhada, segundo a projeção. É o caso do Goiás, lanterna, com 88% chance de cair.

Atlético-GO (17º), Coritiba (18º) e Botafogo (19º) aparecem com 31%, 65% e 65%, respectivamente. O Sport, que está no 14º posto, tem 41% de chance de queda.

O Corinthians, que ocupa o 13º lugar com 26 pontos, tem 19% de chance de cair, enquanto o Vasco, 16º, com 24, tem 30%. Athletico-PR e Fortaleza estão quase livres, com apenas 7% e 8% de risco, pela ordem. O Bahia precisa continuar o que está fazendo, pois ainda tem chance de 12%.