<
>

Argentina autoriza retorno do futebol com torneio provisório

Nesta quarta-feira, o governo argentino autorizou o retorno do futebol no país. Com isso, apenas a Bolívia segue com o futebol paralisado em meio à pandemia do coronavírus. Para compensar o tempo sem atividades, ficou decidido que haverá um torneio provisório, que dará vagas à Libertadores e Sul-Americana, descartando o rebaixamente num primeiro momento.

A bola agora tem data para voltar a rolar, e será no dia 30 de outubro. Os 24 clubes da primeira divisão serão divididos em seis grupos de quatro, formando a Copa Liga Profissional. Destes grupos, avançam os dois melhores de cada um, após partidas de ida e volta. Estes 12 classificados se dividem em outros dois grupos de seis clubes, que se enfrentam em turno único.

Os dois melhores times de cada chave farão a final do torneio provisório, garantindo vaga na Libertadores 2021 ao campeão. Para definir os grupos, um sorteio está marcado para esta sexta-feira. Os cabeças de chave já estão determinados: Boca Juniors, River Plate, Racing, Independiente, San Lorenzo e Vélez Sarsfield.

O torneio não contará pontos para a tabela de médias dos últimos três anos, modo como se define quem será rebaixado na Argentina. Sendo assim, é provável que a decisão sobre quem vai para a segunda divisão fique para 2022.