São Paulo e River Plate são dois dos maiores clubes da América do Sul. E, nesta quinta-feira (17), vão duelar no Morumbi, às 19h, no recomeço da Conmebol Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo do FOX Sports e cobertura especial do ESPN.com.br, com Tempo Real em vídeos.
Será o 9º confronto entre os times brasileiro e argentino, que, juntos, somam 21 títulos internacionais (11 do São Paulo e 10 do River Plate), sendo 7 Libertadores (quatro do River, 3 do Tricolor).
Os dois já decidiram torneios, fizeram duas semifinais e vão para o quinto duelo somente na maior competição sul-americana, além de terem jogadores decisivos em todas as partidas.
Veja abaixo alguns momentos da rivalidade:
Única final
Os primeiros confrontos entre River e São Paulo foram justamente na única decisão de título entre eles. Pela Supercopa da Libertadores de 1997, os times empataram por 0 a 0 no Morumbi e depois jogaram no Monumental de Nuñez. Em Buenos Aires, deu River por 2 a 1, gols do chileno Marcelo Salas. Dodô descontou para o Tricolor.
Faziam parte da equipe argentina nomes como o goleiro Germán Burgos, o lateral Juan Pablo Sorín e os meias Marcelo Gallardo (hoje técnico do clube) e Enzo Francescoli. No São Paulo, os destaques eram, além de Dodô, o lateral Serginho e o atacante Aristizábal. Rogério Ceni não jogou a final pois estava com a seleção brasileira na Copa das Confederações.
A lei de Luis Fabiano
Os times voltaram a se enfrentar seis anos depois, pela Copa Sul-Americana, só que na semifinal. O River abriu o confronto com vitória por 3 a 1 no Monumental, gols de Gallardo (dois) e Diego Barrado. Gustavo Nery descontou para o São Paulo, dirigido por Roberto Rojas.
Na segunda partida, o time brasileiro aproveitou o Morumbi lotado, venceu por 2 a 0 (Rico e Diego Tardelli), resultado suficiente para levar a decisão aos pênaltis. Minutos antes do fim do jogo, uma confusão generalizada envolveu praticamente todos os jogadores e causou três expulsões de cada lado.
Um dos que receberam o vermelho foi Luis Fabiano, que, na descida para o vestiário, disse uma frase que ficou marcada em sua história: "Entre brigar e bater um pênalti, eu prefiro ajudar na briga". Sem o Fabuloso, que seria um dos batedores, o São Paulo foi eliminado por 4 a 2.
A redenção
Mais dois anos até São Paulo e River Plate voltarem a medir forças em uma semifinal, dessa vez da Libertadores de 2005. No Morumbi, o Tricolor estreou Amoroso e abriu caminho para chegar à final, vencendo por 2 a 0, gols de Danilo e Rogério Ceni, de pênalti.
Uma semana depois, em 29 de junho, o River recebeu o São Paulo pronto para dar o troco, mas acabou perdendo novamente. Danilo abriu o placar para o time brasileiro, que viu Ernesto Farías empatar. No segundo tempo, Amoroso e Fabão praticamente carimbaram a classificação, coisa que nem um gol de Salas, aquele mesmo de 1997, foi capaz de impedir: 3 a 2 e caminho aberto para o tricampeonato.
Último encontro
Os duelos mais recentes entre brasileiros e argentinos aconteceram em março e abril de 2016. Em Buenos Aires, Paulo Henrique Ganso colocou o São Paulo na frente, mas o River empatou com gol contra bizarro: Denis, em seu primeiro ano como titular, saiu para cortar uma cobrança de escanteio e socou a bola nas costas de Thiago Mendes, que fez contra.
Dias depois, no Morumbi, um desesperado São Paulo em busca da classificação fez uma das grandes partidas sob comando de Edgardo Bauza. Vitória por 2 a 1, com dois gols de Jonathan Calleri. Iván Alonso descontou para o River, que chegou a pressionar e quase sair do Brasil com um resultado melhor.
