<
>

Conheça o Wycombe Wanderers, que vai estrear na 2ª divisão inglesa aos 133 anos

play
Carisma demais! Akinfenwa fecha a roda no meio do campo e comanda a comemoração do Wycombe após acesso (0:21)

Time conseguiu a classificação para disputar a Championship, a 2ª divisão, na próxima temporada - via @efl (0:21)

14 de julho de 2020 ficará marcado com um dia em que o futebol inglês registrou um de seus capítulos mais impressionantes da história. Na terra do Leicester City campeão da Premier League, o modesto Wycombe Wanderers conseguiu um feito que também pode entrar na categoria de conto de fadas.

Afinal, pela primeira vez, o clube de 133 anos alcançou a segunda divisão inglesa. E derrubando todos os prognósticos.

No palpite da revista FourFourTwo antes do início da temporada, o Wycombe terminaria na penúltima colocação, algo que foi ironizado por Jack Grimmer, atleta do clube. A equipe fechou na terceira colocação na média de pontos por jogo.

Por conta da crise do coronavírus, a terceira divisão inglesa foi encerada precocemente, e o desempenho de cada time no momento da interrupção foi levado em conta para determinar as posições finais.

Do terceiro ao oitavo colocado, a diferença era de um ponto apenas. Isso fez com que o Wycombe Wanderers, que era o oitavo, ficasse em terceiro, uma vez que tinha jogo a menos, e sua média de pontos/jogo acabou sendo superior.

Os playoffs do acesso são disputados pelas equipes que terminaram entre terceiro e sexto – os dois primeiros, Coventry City e Rotherham United, subiram direto.

O Wycombe superou o Fletwood Town na semifinal com um placar agregado de 6 a 3, o que o levou a Wembley para encarar o Oxford United por um lugar na Championship. A diferença de estilos era evidente, segundo um tweet do time que viria a sair vencedor.

O Oxford era o líder em média de passes e sequência de dez passes na liga, enquanto que o Wycombe era o penúltimo em ambas. No confronto de estilos, o que 'gosta menos' da bola se deu melhor e venceu por 2 a 1.

Chega à Championship de forma inédita o Wycombe Wanderers, o time que havia sido o 17º colocado na terceira divisão na temporada passada e que há dois anos estava no quarto escalão.

Aliás, a quarta divisão era uma realidade desde o meio de 2012, mesmo período em que Gareth Ainsworth assumiu o comando. No primeiro ano, como jogador-treinador; depois só como técnico, embora, em 2016, aos 43 anos, ele chegou a entrar nos minutos finais de uma partida pela EFL Trophy.

Ainsworth talvez seja o grande nome do sucesso da equipe, mas o posto de mais carismático certamente pertence a Adebayo Akinfenwa. O jogador de 38 anos terminou como artilheiro do time na temporada com dez gols e impressiona pela força física. Porém, talvez desperte ainda mais atenção a postura irreverente.

Há duas semanas, ele ‘quebrou’ as redes sociais ao postar um vídeo com a mensagem: "A única vez que estou feliz de pagar uma multa do clube!!". Ele se mostrava com uma camisa do Liverpool ao lado de seus companheiros, obviamente vestidos com roupas do Wycombe, e que não escondiam os risos pelo momento hilário protagonizado pelo atacante.

A torcida pelo Liverpool de Akinfenwa, aliás, protagonizou um grande episódio na celebração do acesso. Em entrevista à Sky Sports após a partida, ele disse que "a única pessoa que pode me chamar no WhatsApp dessa vez é Klopp! Então podemos celebrar juntos, você me entende?"

E não é que veio uma mensagem em vídeo de Klopp? "Parabéns, big man", foram uma das palavras do técnico campeão inglês. O vídeo foi postado pelo próprio jogador.

play
0:55

Akinfenwa, folclórico atacante 'monstro', reage a vídeo que recebeu de Klopp após acesso à Championship

Treinador do Liverpool falou com o gigante do Wycombe Wanderers, que venceu por 2 a 1 o Oxford em Wembley

Além da questão envolvendo o alemão, o veterano deu um show na entrevista à Sky Sports. "Espere aí, me diga o que fizemos, que ainda não sei o que fizemos”, disse ao repórter. Ele ainda destacou seus companheiros e agradeceu a Deus, além de falar que há quatro anos “era tecnicamente desempregado”, antes de fechar a entrevista destacando a ida à Championship de forma divertida.

Akinfenwa é um grande personagem (grande mesmo) de uma das histórias mais bonitas da temporada. Aos 38 anos, ele é agora um jogador de segunda divisão. E um torcedor campeão da Premier League.