<
>

Bundesliga: Bayern vence com 2 de Lewandowski, Dortmund é vice-campeão e Werder fica em situação dramática

O Bayern de Munique foi campeão no meio de semana, mas muitas disputas ainda estavam - e seguem abertas - na Bundesliga para a sua penúltima rodada, que foi inteira realizada neste sábado.

Os bávaros ganharam a sua 11ª partida consecutiva na competição com mais um show de Robert Lewandowski. O Borussia Dortmund, por sua vez, triunfou no confronto direto com o RB Leipzig fora de casa e garantiu o vice. Mesmo com a derrota, a equipe de Julian Nagelsmann está virtualmente classificada à próxima Champions League.

Já o Werder Bremen está em uma situação muito delicada contra o rebaixamento. Além disso, Wolfsburg e Hoffenheim confirmaram suas vagas na Liga Europa.


Bayern vence com show de Lewandowski

Já campeão, o Bayern entrou em campo com um time mesclado, com o jovem Sarpreet Singh como titular e com Sven Ulreich na vaga de Manuel Neuer no gol, por exemplo. Mesmo assim, não teve trabalho para vencer o Freiburg por 3 a 1 na Allianz Arena, com um placar todo construído na etapa inicial.

Robert Lewandowski foi o nome do jogo ao marcar duas vezes. Uma aproveitando rebote do goleiro Schwolow e na outra completando um cruzamento rasteiro de Lucas Hernández. Antes, o polonês já havia dado assistência para Kimmich abrir o placar. Lucas Höler descontou para os visitantes.

O polonês chegou a 33 gols e tem sete a menos do que Gerd Müller, que estabeleceu o recorde de maior número de gols em uma edição da Bundesliga, em 1971-72. Naquele mesmo ano, o Bayern estabeleceu o melhor ataque da história da competição com 101 gols. Na atual edição, os bávaros somam 96 bolas nas redes.


Haaland faz 2, Dortmund ganha e é vice-campeão

Em um confronto direto pela vice-liderança, o Borussia Dortmund venceu o RB Leipzig por 2 a 0 em plena Red Bull Arena e foi a 69 pontos, abrindo seis de diferença para o rival e confirmando o seu nono vice-campeonato na história – os aurinegros têm oito títulos.

Erling Haaland marcou duas vezes e chegou a 16 gols em 17 jogos pelo clube. O norueguês até teve mais chances de ir outras vezes à rede, mas Gulacsi fez boas defesas.

O Leipzig, por sua vez, está virtualmente classificado à Champions League, uma vez que tem três pontos e uma diferença de 27 gols no saldo em relação ao quinto colocado Bayer Leverkusen, que perdeu para o Hertha Berlin por 2 a 0 na capital alemã. Matheus Cunha abriu o placar, e Dodi Lukébakio ampliou a vantagem.


Werder em situação desesperadora

O Mainz 05 recebeu o Werder Bremen na Opel Arena e venceu por 3 a 1, com gols de Robin Quaison, Jean-Paul Boëtius e Edmilson Fernandes para os mandantes. Yuya Osako descontou. O time vencedor foi a 37 pontos e está livre de qualquer chance de rebaixamento.

Já a equipe de Bremen aparece na vice-lanterna com 28 pontos, hoje estaria rebaixada e o máximo que pode fazer é terminar uma posição acima, que o faria disputar um playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão. Atualmente, essa é a condição do 16º colocado Fortuna Düsseldorf, que empatou com o Augsburg por 1 a 1 e foi a 30 pontos, seis a menos do que o Augsburg (15º). O Düsseldorf ainda tem um saldo de gols superior ao do Werder (-28 a -31). O Paderborn (20 pontos) está rebaixado.

O Werder está ininterruptamente na primeira divisão desde 1981 e esteve em todas as edições da Bundesliga, menos em 1980-81, quando jogou a segunda divisão por uma única temporada. Vale lembrar que a competição existe desde 1963-64.


Wolfsburg e Hoffenheim na Liga Europa

O Wolfsburg visitou o Schalke 04 e venceu por 4 a 1 e fez os Azuis Reais chegarem ao seu 14º jogo na Bundesliga sem vitórias (oito derrotas e seis empates). Os Lobos estão na sexta posição com 49 pontos e se garantiram na Liga Europa.

Wout Weghorst marcou duas vezes e tem agora 16 gols no campeonato. Kevin Mbabu e João Victor também foram às redes pela equipe visitante. Rabbi Matondo descontou para o time de Gelsenkirchen.

O Hoffenheim recebeu o Union Berlin, ganhou por 4 a 0 e também chegou a 49 pontos, se classificando ao torneio continental. Ihlas Bebou, Andrej Kramaric, Munas Dabbur e Cristoph Baumgartner fizeram os gols.

A outra vaga na Liga Europa ficará com RB Leipzig (63 pontos), Borussia Mönchengladbach (62) ou Bayer Leverkusen (60).


Resultados

  • Bayern de Munique 3 x 1 Freiburg

  • Colônia 1 x 1 Eintracht Frankfurt

  • Fortuna Düsseldorf 1 x 1 Augsburg

  • Hertha Berlin 2 x 0 Bayer Leverkusen

  • Hoffenheim 4 x 0 Union Berlin

  • Mainz 3 x 1 Werder Bremen

  • Paderborn 1 x 3 Borussia Mönchengladbach

  • RB Leipzig 0 x 2 Borussia Dortmund

  • Schalke 04 1 x 4 Wolfsburg


Última rodada

Todos os jogos irão ocorrer no próximo sábado, às 10h30 (de Brasília):

  • Borussia Dortmund x Hoffenheim

  • Bayer Leverkusen x Mainz 05

  • Borussia Mönchengladbach x Hertha Berlin

  • Wolfsburg x Bayern de Munique

  • Eintracht Frankfurt x Paderborn

  • Werder Bremen x Colônia

  • Freiburg x Schalke 04

  • Augsburg x RB Leipzig

  • Union Berlin x Fortuna Düsseldorf