O Campeonato Espanhol irá voltar no dia 11 de junho, com a grande disputa sendo a pelo título entre Barcelona e Real Madrid, com 58 e 56 pontos, respectivamente, após 27 rodadas.
Com mais 11 jornadas por acontecer, há outras brigas emocionantes também, como a por um lugar na Champions League.
Se os dois gigantes estão encaminhados para ficarem com as duas primeiras colocações, as outras duas vagas são disputadas principalmente por cinco times, que estão separados por cinco pontos no momento: Sevilla (47), Real Sociedad (46), Getafe (46), Atlético de Madrid (45) e Valencia (42) estão entre terceiro e sétimo.
Vale lembrar que os quatro primeiros se classificam à Champions, enquanto que o quinto e o sexto vão à Liga Europa. Caso o campeão da Copa do Rei esteja no G-6, uma vaga à Liga Europa é aberta ao sétimo colocado do Espanhol.
A final da competição doméstica será o clássico basco entre Real Sociedad e Athletic Bilbao, que está atualmente na décima colocação com 37 pontos, um a menos do que Villarreal e Granada.
Das primeiras posições, uma das surpresas talvez seja o Atlético no sexto lugar. Desde a primeira temporada inteira de Diego Simeone no clube, em 2012-13, o time colchonero sempre finalizou no G-4. Já o Getafe, em quinto, tenta se classificar à Champions de forma inédita.
No outro lado da classificação, o Espanyol aparece na lanterna com 20 pontos, seis a menos do que o Celta de Vigo, primeiro fora da zona de rebaixamento. Os catalães, que estão na elite desde 1994, têm 77% de chance de queda, segundo o FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular as probabilidades.
Leganés (23 pontos) e Mallorca (25) também iriam à segunda divisão no momento. Eles têm 63% e 70% de chance de rebaixamento, respectivamente.
O Celta possui 25% de probabilidade de queda, número menor do que Eibar (27 pontos e 27%) e Real Valladolid (29 pontos e 26%), que estão à sua frente na classificação.
Na disputa pelo título, o FiveThirtyEight coloca o Barcelona com 62% de chance de ficar com a taça, contra 38% do Real Madrid.
Caso a expectativa se confirme, Lionel Messi chegaria ao seu 11º troféu da competição, desempataria com José Martínez Sánchez ‘Pirri’ e ficaria a um de Paco Gento, outra lenda do Real, e que é o maior vencedor do campeonato na história.
Messi ainda tentará estabelecer um novo recorde individual. Atualmente, ele é o líder de gols no campeonato com 19, cinco a mais do que Karim Benzema, que aparece como seu principal perseguidor no momento. Se o argentino terminar no topo da classificação, ele será o artilheiro pela sétima vez na carreira, desempatando com Telmo Zarra.
