Autor de um hat-trick no último final de semana, Timo Werner, do RB Leipzig, é o vice-artilheiro da Bundesliga com 24 gols, atrás somente de Lewandowski, do Bayern de Munique. O alemão de 24 anos vem sendo especulado em grandes da Europa, como o Liverpool na próxima temporada.
A ESPN Brasil e o ESPN App mostram o duelo entre RB Leipzig e Hertha AO VIVO às 13h30 (de Brasília) desta quarta-feira.
"É um moleque bem profissional e que dá tudo nos treinos, mas ele é muito brincalhão, gente boa e dá sempre risada. Ele é um excelente profissional", afirmou o lateral-direito Bernardo, ex- jogador do RB Leipzig, ao ESPN.com.br.
O grande desempenho apresentado nesta temporada fez com que o valor de mercado de Werner disparasse. Contratado por 10 milhões de euros junto ao Stuttgart, o atacante chegou ao RB Leipzig avaliado em 8 milhões, de acordo com o site especializado Transfermarkt. Hoje o valor é 64 milhões de euros (R$ 379 milhões). Sua multa rescisória fica um pouco abaixo disso, segundo a imprensa europeia, o equivalente a R$ 350 milhões.
A temporada tem confirmado a grande expectativa que foi depositada em Werner. Algo que não vinha acontecendo antes da ida ao Leipzig, segundo a análise de quem jogou com ele.
"Eu fui um crítico muito grande dele dentro do clube, porque tinha um potencial excelente, mas só agora depois dessa transferência que mostrou. Novos ares, uma pressão e cobrança que o levaram a dar um passo a mais na carreira. Talvez, por ter crescido dentro do Sttutgart não fez jus à chance que tinha no clube. Apesar de ter feito gols e algumas ótimas partidas. Acompanhando ele nos treinos e nos jogos, faltava aquela gana que é essencial para um jogador que quer vencer na vida.", contou o ex-atacante Cacau, que defendeu o Stuttgart entre 2003 e 2014, ao ESPN.com.br.
Ele estreou pela seleção alemã com três gols no mesmo jogo; marcou também nos debutes pelos times sub-16 e sub-19. Pelo Stuttgart, tornou-se o mais jovem a ter defendido o clube em um jogo oficial. Em 1º de agosto de 2013, com 17 anos, quatro meses e 25 dias, ele foi titular no empate com o PFC Botev Plovdiv por 1 a 1, pela terceira fase preliminar da Liga Europa.
Além disso, o atacante também destacou-se em prêmios individuais. Ele recebeu duas medalhas Fritz Walter - de ouro na categoria sub-17 (2013) e a de prata na categoria sub-19 (2015) -, premiação que é concedida anualmente aos jovens jogadores alemães mais talentosos.
"Tem alguns talentos que ficam no meio do caminho. A gente tentava chegar e conversar e poucas vezes achava ouvido. Isso mostra uma certa comodidade dentro da situação, porque ele era cotado como novo Mario Gomez . Talvez tenha se acomodado nisso. Como foi sempre destaque em todas as categorias, talvez achasse que seria uma coisa automática ele se destacar no profissional. Mas é tudo diferente, a base não conta se você não der um algo a mais. Eu tentava mostrar isso a ele de uma forma mais tranquila conversando, em outras dando bronca", disse Cacau.
As broncas parecem ter surtido efeito.
"É um menino que tem muito talento desde sempre, ótima finalização e muito rápido. Como todo menino, chegou ao profissional com algumas dificuldades para se adaptar ao jogo", afirmou o brasileiro, que defendeu a seleção alemã.
Insolação e fanho
Se Cacau mostrou que o jovem amadureceu dentro de campo, fora dele Werner também aprendeu com uma lição depois de uma 'molecagem'.
"Fizemos uma pré-temporada na África do Sul, e ele estava junto. Era tudo novidade para ele e tivemos uma tarde livre. Alguns foram fazer compras, e ele foi passear na praia. Acabou dormindo e esqueceu de passar o protetor solar (risos). Imagina aquele alemãozao todo vermelho, parecia um camarão. Alguns ficaram bravos e falaram que ele é muito amador, outros levaram pelo lado da brincadeira mesmo."
Quem também já deu risada com o atacante da seleção alemã é Bernardo.
"A gente tira muito sarro do Timo porque ele é fanho (risos). Toda vez que ele fala alguém repete fazendo graça dele. Ele te dá liberdade para brincar. Ele é muito gente boa comigo e me trata superbem. Ele merece tudo que está acontecendo".
