<
>

Doping na Copa de 1994 foi o 'início do fim' de Maradona

play
Quem é maior na Argentina: Maradona ou Messi? Comentaristas da ESPN opinam, e resultado é uma lavada (0:56)

Embate sobre quem é maior na Argentina vem à tona em momentos decisivos (0:56)

A Copa do Mundo de 1994 marcou o tetracampeonato do Brasil e o fim de um jejum de 24 anos sem o título mundial. Além disso, esse torneio marcou o “início do fim” de um dos maiores jogadores de todos os tempos: Diego Armando Maradona.

Não foi a primeira vez que ele caiu no exame antidoping. Isso ocorreu três anos antes, em 1991, em uma partida do Napoli. Maradona testou positivo para cocaína e foi inclusive condenado a prisão, mas acabou pagando uma multa e foi para a Argentina, onde foi novamente detido. Foram 15 meses de suspensão e a volta ao futebol ocorreu na temporada 1992/1993, quando foi para o Sevilla e marcou oito gols em 29 jogos.

Convocado pelo Alfio Basile, Maradona vestiu a camisa 10 como sempre e marcou um gol na goleada por 4 a 0 sobre a Grécia, comemorando de forma raivosa, em frente a câmera, parecendo querer mostrar que estava com raiva e queria mostrar ao mundo que mesmo com 33 anos ainda era um dos melhores jogadores do planeta.

Na segunda partida, vitória por 2 a 1 uma assistência para um dos gols de Cannigia. Após a partida, contudo, Maradona foi escalado para o exame anti-doping e saiu de braços dados com uma enfermeira. Foi essa sua última imagem nas Copa do Mundo.

O exame deu positivo para efedrina e o camisa 10 foi suspenso horas antes da partida contra a Bulgária, que apesar da derrota por 2 a 1, não impediu a classificação argentina.

Nas oitavas de final, derrota e eliminação diante da Romênia. O então jovem Ariel Ortega foi escalado mas não conseguiu surprir a ausência de Maradona, que finalizou sua participação na seleção com quatro Copas e um título mundial.

Depois da Copa, Maradona vestiu a camisa do Boca Juniors mas nunca mais conseguiu ser o jogador que espantou o mundo por muitos anos. Com escândalos fora de campo, ele encerrou a carreira em 1997.