<
>

Um dia depois de demitir Pochettino, Tottenham anuncia José Mourinho como técnico

José Mourinho é o novo treinador do Tottenham.

O clube anunciou o acordo na manhã desta quarta-feira, menos de um dia depois de demitir Mauricio Pochettino do cargo. O contrato do português vai até o final da temporada 2022-23.

A ESPN já havia apurado que Mourinho era o principal candidato à vaga na terça-feira, quando os Spurs decidiram mandar Pochettino embora após um começo ruim de temporada na Premier League. O clube sequer pensou em outros nomes. Horas depois, veio a confirmação.

"Acreditamos que José é um dos treinadores mais mais bem-sucedidos no futebol", disse Daniel Levy, presidente do Tottenham, em nota oficial. "Ele tem experiência e pode inspirar seus times por ser um ótimo com táticas. Venceu em cada um dos clubes que treinou. Acreditamos que trará energia e fará o vestiário acreditar."

Mourinho deve se encontrar com os jogadores dos Spurs nesta quarta. A ESPN também apurou que o elenco não sabia das chances de Pochettino ser demitido.

Aos 56 anos, o português já deve estar no banco de reservas contra o West Ham, no sábado, com transmissão da ESPN e do WatchESPN.

Mourinho volta à Premier League para comandar seu terceiro clube inglês. Ele já venceu a liga três vezes (2004-05, 2005-06, 2014-15) em duas passagens pelo Chelsea. Entre 2016 e 2018, liderou o Manchester United e conquistou a Liga Europa.

"Estou empolgado por chegar em um grande clube, com história e ótimos fãs", disse o técnico. "A qualidade do elenco me deixa animado. A chance de trabalhar com esses jogadores me atraiu."

Mourinho soma 305 partidas na Premier League, 212 com o Chelsea, 93 com o United. São 190 vitórias, 70 empates e 45 derrotas. A data para a volta de Mourinho ao Old Trafford já está marcada: 4 de dezembro. Já no dia 22, ele encara o Chelsea.

Fora da Inglaterra, ele venceu a Champions League com o Porto, em 2003, e com a Inter de Milão, em 2010, antes de assumir o Real Madrid. Na Espanha, conquistou LaLiga em 2011-12.