<
>

Nem Cristiano Ronaldo, Lewandowski ou Kane: Zahavi é o goleador das eliminatórias para a Eurocopa

Mesmo com os campeonatos europeus paralisados por conta da Data Fifa, boa parte dos grandes astros do Velho Continente estarão em ação por suas respectivas seleções, seja pelas eliminatórias para a Euro de 2020 e amistosos. Assim, sempre há a expectativa de gols de nomes como Cristiano Ronaldo, Harry Kane, Robert Lewandowski, Cristiano Ronaldo...

Mas ninguém talvez ofereça maior garantia de bola na rede do que Eran Zahavi.

Em seis rodadas, o israelense já marcou nove vezes e é o artilheiro da competição com três gols a mais do que Raheem Sterling, Artem Dzyuba, Kane e Marko Arnautovic. Cristiano Ronaldo tem um gol a menos.

Mas, afinal, quem é Eran Zahavi?

Revaldo pelo Hapoel Tel Aviv, o atacante de 32 anos passou por empréstimo pelo Ironi Rishon LeZion e conquistou um título do Campeonato Israelense pelo seu time formador em 2010, antes de se transferir ao Palermo no meio de 2011. A única passagem dele por uma grande liga europeia durou apenas um ano e meio, sendo que somou 26 partidas - metade como titular - e apenas dois gols.

Zahavi retornou a Israel no começo de 2013 para defender o Maccabi Tel Aviv. Em três anos e meio, ele foi tricampeão nacional e terminou como artilheiro da liga por três vezes seguidas, sendo que fechou a edição de 2015-16 com 35 gols em 36 partidas. Depois de tal desempenho, o atacante rumou para a China para defender o Guangzhou R&F.

Zahavi já fez gol de letra escandaloso pelo Guangzhou R&F; assista

Em sua primeira campanha completa, em 2017, foi o artilheiro Superliga Chinesa com 27 gols. Na edição seguinte, foi 20 vezes às redes e terminou como terceiro principal goleador.

Na atual campanha, Zahavi segue voando baixo e, assim como faz com a seleção de Israel nas eliminatórias, tem uma média de mais de um gol por jogo com o Guangzhou R&F na liga nacional. Em 22 partidas disputas, ele marcou 26 vezes, dez a mais do que Alex Teixeira, que é seu principal concorrente na disputa pela artilharia.

A grande quantidade de gols marcados faz com que o atacante seja avaliado em 9,5 milhões de euros pelo site especializado Transfermarkt – um valor que, a título de comparação, equivale a mais do que o dobro do que Bruno Henrique, do Flamengo (4,5 milhões de euros).

Agora, Zahavi voltará suas atenções na busca de Israel por um lugar na Euro 2020. A seleção soma está na vice-lanterna do embolada grupo G das eliminatórias, com oito pontos - três a menos da Eslovênia, que fecha a zona de classificação direta. Os israelenses, que viram seu atacante marcar nove de seus 11 gols na disputa, visitarão a Áustria nesta quinta-feira, às 15h45 (de Brasília). Cinco dias depois, receberão a lanterna Letônia, às 15h45.