<
>

CR7 do Real Madrid x CR7 da Juventus: astro faz menos gols, mas vira mais coletivo

play
Cristiano Ronaldo na Juventus: o que esperar da segunda temporada do craque na Itália? Gian Oddi analisa (1:41)

Português foi eleito o melhor jogador da última edição da Serie A (1:41)

A primeira temporada de Cristiano Ronaldo na Itália viu um craque diferente do que era no Real Madrid. Se enganou quem imaginava que o veterano – atualmente com 34 anos – iria atuar menos por conta da idade, mas seus números mostram uma realidade diferente para ele.

Ao comparar-se as estatísticas do camisa 7 em 2017-18 (sua última campanha na Espanha) com 2018-19 (sua primeira na Juventus), o atacante foi mais coletivo, dando mais passes certos, criando mais chances de gol e dando mais assistências. Além disso, acertou mais dribles.

Por outro lado, o número de finalizações caiu. A média de gols, por sua vez, foi reduzida significativamente.

A comparação levou em conta apenas os jogos disputados pelo campeonato nacional e a Champions League e levou em conta a média a cada 90 minutos disputados.

Artilheiro da Champions em 2017-18, Ronaldo conseguiu incríveis 41 gols em 40 jogos na última temporada. E ainda distribuiu oito assistências e criou 53 chances. Já em 2018-19, com a mesma quantidade de partidas, ele somou 27 gols, dez assistências e 65 chances.

Em relação ao posicionamento do astro, é possível perceber (nos mapas de calor abaixo) que seguiu se movimentando por todo setor ofensivo, no entanto, com menor incidência do que na última temporada no Real Madrid. Pela Velha Senhora, o português ficou um pouco mais preso no lado esquerdo do ataque.

Com contrato até o meio de 2022, Cristiano Ronaldo vai a 2019-20 mais entrosado e com uma linha ofensiva que não foi alterada. Isso depois de ter sido eleito o melhor atleta da última Serie A. O que esperar dele? A pergunta começará a ser respondida neste sábado, quando a Juventus visitará o Parma no estádio Enno Tardini, às 13h (de Brasília) pela abertura do Campeonato Italiano. Enquanto a bola não rola, dê o seu palpite sobre a temporada do craque.