<
>

'El Tráfico': o clássico que divide Los Angeles e coloca Ibrahimovic e Carlos Vela frente a frente

Na noite desta sexta-feira (19), às 23h15 (Brasília), a ESPN e o WatchESPN transmitem Los Angeles Galaxy x Los Angeles FC, o clássico da cidade conhecido como 'El Tráfico'.

Apesar de recente, afinal o LAFC estreou na MLS apenas em 2018, o clássico já se tornou uma das grandes rivalidades dos Estados Unidos, não só no futebol, e proporcionou momentos icônicos.

Foi nele que Ibrahimovic estreou na liga, marcando um dos gols mais impressionantes de sua carreira e é ele que vale o "reinado" de Los Angeles.

A origem do nome

Aqui no Brasil, o nome pode parecer estranho e que existe alguma ligação dos clubes com o tráfico de drogas, mas o nome é mais inocente do que parece.

O apelido de 'El Tráfico' foi dado por um torcedor do Galaxy como uma piada em relação a 'El Clásico' entre Barcelona e Real Madrid e ao trânsito, marca característica da região metropolitana de Los Angeles, e que espanhol é 'tráfico' ao invés de tráfego.

A estreia de Ibra

Em 31 de março de 2018, Ibrahimovic fez sua estreia pelo Los Angeles Galaxy justamente em uma edição de 'El Tráfico'. O Galaxy perdia por 3 a 1 quando o sueco entrou em campo, aos 25 minutos da segunda etapa.

Na primeira oportunidade que teve, Ibra cruzou para Chris Pontius diminuir. Na primeira finalização, um gol antológico.

O sueco acertou um voleio da intermediária, encobriu o goleiro e empatou a partida. E ainda havia tempo para mais. Após cruzamento de Ashley Cole, Ibra cabeceou pro fundo da rede e virou a partida.

As estrelas

Além de Ibrahimovic, outras estrelas estarão em campo nesta noite. Carlos Vela, atacante da seleção mexicana, é o principal jogador da temporada da MLS até aqui.

Em 19 partidas, o mexicano anotou 19 gols. Dessas 19 participações, marcou gol em 14 delas. É o artilheiro isolado, seguido por Josef Martínez, do Atlanta United, com 15 e Ibrahimovic com 13.

Seu companheiro de seleção, Jonathan dos Santos, será seu adversário nesta noite. Além deles, dois jogadores da seleção dos EUA estarão em campo: Walker Zimmerman e Sebastian Lletget.

Vale a cidade

O futebol tem crescido cada vez mais nos Estados Unidos. Com esse crescimento, cresce também a importância cultural do esporte nas cidades. E em Los Angeles não é diferente.

Uma cidade que sempre foi apaixonada por esporte e contou com rivalidades internas, como Los Angeles Lakers e LA Clippers, agora tem mais uma para celebrar. Quem vence, reina soberano até o próximo encontro.

O LAFC precisa ser parado

Nesta temporada, o LAFC é, com sobras, o melhor time da MLS. Em 20 rodadas, conquistou 14 vitórias, 4 empates e apenas duas derrotas, anotando incríveis 53 gols e sofrendo apenas 17.

O Philadelphia Union, que tem a segunda melhor campanha, tem dez pontos a menos que a equipe de Los Angeles. O Galaxy entra em campo com a missão de derrubar a empolgação de seus rivais.